quinta-feira, 29 de março de 2012

OS FALASHAS

Em 1984, o governo israelense, com a ajuda da polícia secreta do país, o Mossad, decidiu dar fim ao sofrimento de milhares de judeus negros que viviam na Etiópia sob o terrível regime do ditador Mengistu Haile Mariam.

Mas, antes de continuar a contar sobre o resgate, é preciso esclarecer alguns pontos. Para quem vive no Brasil, onde a comunidade judaica é composta maciçamente por judeus ashkenazim, caucasianos oriundos do Leste Europeu, é difícil imaginar judeus negros, que são, acima de tudo, reconhecidos e respeitados pelo governo de Israel como cidadãos daquele país.



Quem são eles?

Os falashas, nome dado aos judeus etíopes, foram descobertos por viajantes britânicos, em 1860, quando, em uma viagem à Etiópia, conheceram membros de uma comunidade que respeitavam o sábado e mantinham leis e rituais contidos na Torah. Acreditou-se, então, que eles eram membros de uma das doze tribos hebraicas, descendentes do rei Salomão e da rainha de Sabá.

Operação Moisés

Voltando ao resgate. Em novembro de 1984, o governo de Israel, apoiado pelo Mossad, realizou a Operação Moisés, que em 45 dias resgatou etíopes que chegavam a pé até um acampamento no Sudão, país que faz fronteira com a Etiópia. Muitos deles não aguentaram a longa jornada, estavam muito fracos e debilitados devido à miséria que enfrentavam na Etiópia. Os que conseguiram chegar ao acampamento foram transportados pela Marinha e a Força Aérea Israelense.

Operação Salomão

Em maio de 1991, o então embaixador de Israel na Etiópia, Asher Naim, quis dar continuidade à Operação Moisés. Ele foi o idealizador da Operação Salomão, que salvou mais de 14 mil judeus etíopes da guerra civil que assolava o país. Naquela operação, um avião com capacidade para 760 passageiros, transportou 1.087, devido ao leve peso dos etíopes. O episódio entrou para o livro dos recordes, e, durante este voo, dois bebês nasceram.




Adaptação a uma cultura diferente

Israel foi o único país do mundo que retirou negros da África para transformá-los em verdadeiros cidadãos, e não para escravizá-los. Projetos pedagógicos foram especialmente desenvolvidos para facilitar a integração das crianças etíopes na comunidade israelense.

Grande parte deles nunca havia tido contato com uma civilização aos moldes ocidentais. A maioria pertencia a alguma tribo africana. Muitos nunca haviam sentado em uma cadeira ou sequer calçado um sapato.

Atualmente, a comunidade etíope em Israel conta com aproximadamente 100 mil habitantes, a maioria já nascida em solo israelense. Pode-se dizer que já estão bem adaptados, e para isso, contam com bairros próprios, com lojas e restaurantes etíopes.

quarta-feira, 28 de março de 2012

A CERÂMICA

Atividade realizada até os dias atuais era muito importante para o cotidiano nos tempos bíblicos, além do forte simbolismo espiritual

Por Marcelo Cypriano






“A palavra do SENHOR, que veio a Jeremias, dizendo:

Levanta-te, e desce à casa do oleiro, e lá te farei ouvir as minhas palavras.

E desci à casa do oleiro, e eis que ele estava fazendo a sua obra sobre as rodas,

Como o vaso, que ele fazia de barro, quebrou-se na mão do oleiro, tornou a fazer dele outro vaso, conforme o que pareceu bem aos olhos do oleiro fazer.

Então veio a mim a palavra do SENHOR, dizendo:

Não poderei eu fazer de vós como fez este oleiro, ó casa de Israel? diz o SENHOR. Eis que, como o barro na mão do oleiro, assim sois vós na minha mão, ó casa de Israel.”

Jeremias 18.1-6

Veja também:
O trabalho do pastoreio
Os antigos povos bíblicos e o costume de habitar em tendas
Em um tempo sem a produção industrial em larga escala de recipientes de plástico e vidro, o trabalho do oleiro era de suma importância. O profissional dava forma a uma matéria-prima abundante, o barro, para fazer com ele vasos, garrafas, lâmpadas a óleo, telhas, tijolos e esculturas. Os utensílios eram usados para transporte de líquidos e sólidos, além da armazenagem, feitos com técnicas que se apuraram com o tempo.

“Suscitei a um do norte, e ele há de vir; desde o nascimento do sol invocará o meu nome; e virá sobre os príncipes, como sobre o lodo e, como o oleiro pisa o barro, os pisará.”

Isaías 41:25

A argila era extraída do próprio solo e misturada a certa quantidade de água, para em seguida ser pisada, como evidencia o trecho de Isaías acima. Com os pés dos oleiros e auxiliares, o barro ficava mais compacto, sem bolhas de ar, assim como eram retiradas impurezas como pedregulhos e gravetos.



Após a pisagem, o barro virava uma massa bem plástica, levado a uma bancada para receber mais água, de acordo com a consistência necessária ao tipo de objeto que seria feito com ele. Algumas culturas misturavam à argila um pouco de gesso moído – após queimado, o material ficava refratário, utilizado para cozinhar alimentos.




Diferentes métodos, mesmo fim

Os oleiros primitivos faziam uma longa peça cilíndrica com o barro, como uma mangueira, e depois a enrolavam em espiral para formar um recipiente. Depois, o material era alisado. Posteriormente, cavavam-se buracos no chão no formato desejado, e socava-se o barro neles, pressionando-o contra as bordas, para pegar forma. Em seguida veio o modo mais utilizado até hoje: a roda de oleiro. Uma prancha redonda horizontal recebe o pedaço de barro. Girando-a, o ceramista vai dando forma à argila com as mãos ou uma espátula. A princípio, uma pessoa moldava o barro, enquanto outra girava a roda. Em 200 antes de Cristo (a.C.), foi acrescentada uma segunda roda maior abaixo, ligada à menor com um eixo. O próprio oleiro movimentava a roda inferior com os pés. O método ainda hoje é usado por culturas de tecnologia mais primitiva, ou com o uso de pedais, enquanto outras movem a roda com motores elétricos.

Os objetos fabricados para uso doméstico, profissional ou apenas decorativo, podiam ser feitos para venda nos mercados ou sob encomenda. Tigelas, vasos e até garrafas (o bico fino era feito dessa forma para melhor derramar os líquidos e receber rolhas) faziam parte do cotidiano tanto de famílias bem simples quanto de reis. De acordo com a época, podiam receber decoração em relevo, feita com o barro ainda mole, ou mesmo pinturas.




Além da roda, os oleiros do Antigo e do Novo Testamento já usavam moldes de madeira, nos quais a argila era comprimida.

Mas não bastava pôr o objeto de barro para secar à temperatura ambiente. Ele precisava ir ao forno. Literalmente assado, o minério reage ao calor e torna-se mais coeso, resistente a fogo e água. Um objeto desses, se não for devidamente queimado, pode tanto se dissolver se molhado, ou quebrar facilmente, mesmo com pequenos choques. Até hoje, grandes indústrias que trabalham com cerâmica (louças para banheiros, revestimentos ou mesmo travessas e formas) utilizam fornos mais modernos para temperar (dar mais resistência) o material.

Tradição e modernidade

A despeito das grandes indústrias, a cerâmica artesanal ainda é bastante apreciada, tanto para uso do dia a dia quanto para decoração de interiores e exteriores. No Brasil, além da famosa cerâmica marajoara, produzida pelos índios no Norte, as paneleiras de Goiabeiras, em Vitória, capital do Espírito Santo, produzem as famosas panelas de barro, em que é feita a tradicional moqueca capixaba (foto ao lado). Esculpidos sem o uso da roda, os recipientes recebem uma tintura à base de uma planta dos mangues locais, que dá a característica cor escura e resistência, para depois serem queimados diretamente sobre as brasas de grandes fogueiras. O conhecido empadão goiano também ainda é servido em potes de barro, além da brasileira feijoada nas famosas cumbucas. Quem já provou um prato típico feito em panelas de barro e provou a mesma receita feita em panelas comuns de metal sabe bem a diferença, que evidencia a sabedoria dos artífices dos tempos bíblicos.



Vidas “quebradas” e recuperadas

Além da utilidade prática, observando atentamente o trabalho do oleiro o profeta Jeremias tirou um dos trechos mais conhecidos da Bíblia, o que começa esse texto. Um objeto de barro se estraga ainda na roda, o mesmo pedaço de argila pode ser remoldado, tornando-se novamente algo rico em forma e capaz de guardar um precioso conteúdo. Tal como uma pessoa, que mesmo “quebrada” pelas circunstâncias da vida e por escolhas erradas, torna-se nova criatura pelas mãos de Deus quando se submete realmente a Ele.

segunda-feira, 26 de março de 2012

Cuidado com o jeitinho...


Não só isso, mas também nos gloriamos nas tribulações, porque sabemos que a tribulação produz perseverança; a perseverança, um caráter aprovado; e o caráter aprovado, esperança. Romanos 5:3-4

Embora intelectualmente saibamos melhor, há algo no ser humano que continua nos fazendo vítimas do velho “jeitinho”. Sempre aparecem novos trambiquieros empresariais para ludibriar e roubar os incautos. E quando for atrás deles encontra-se apenas uma casa abandonada no endereço que deixaram.

A obsessão atual com peso e aparência nos fazem especialmente suscetíveis às maravilhas dos produtos que prometem saúde sem esforço e perda de peso sem suor. Uma empresa ganhou muito dinheiro vendendo seus tênis “anti-celulite”. Outro promove estímulo muscular elétrico e água “especial” para perder peso. As pessoas adoram pensar que acharam um modo fácil de chegar às sua metas.

Os médicos e cientistas confirmam que uma dieta saudável e exercícios constantes são a melhor maneira de manter o peso ideal. Um requer autodisciplina, e o outro – esforço. Quem quer pagar esses preços quando há uma alternativa que dispensa a disciplina e o suor? Quem não é tentado pelo famoso jeitinho?

Em outros contextos, é a pessoa que se engana ao pensar que ela pode continuar bebendo depois de ser flagrado dirigindo alcoolizado ou perder o emprego por causa da bebida. É aquela que se convence que um “flerte inocente” no escritório não significa nada. São os pais que recusam levar a sério as infrações legais de um filho. É a família tentando conseguir tudo o que quer com cartões de crédito em vez de poupar para comprar. É aquele que não admite sua responsabilidade e recusa se desculpar por ter traído uma confiança.

Quer saber a razão de muitos aconselhamentos não funcionarem para casamentos em conflito? É porque o casal descobre áreas do relacionamento que requerem um esforço concentrado durante um bom tempo. Mas as pessoas imaturas e egoístas preferem o jeitinho.

Quer saber porque tantas empresas vão à ruína? Levaria esforço demais por um período prolongado para corrigir os problemas, substituir as pessoas incompetentes, e penetrar mercados novos. Faltando o jeitinho, vem a falência.

Quer saber porque grandes igrejas morrem? Alguém é persuadido que espiritualidade é um programa novo ou um esquema fácil, no lugar do longo processo de produzir fruto pela presença suave do ESPÍRITO SANTO. Aí, os membros pulam de congregação em congregação. Um das virtudes que recebe pouca atenção estes dias é a perseverança. Não é teimosia. Não é ser “cabeça dura” e inflexível. É a perseverança ao longo do tempo na busca de uma meta nobre que vale a pena.

É interessante para mim que a Bíblia coloca a perseverança como o passo necessário entre a tribulação e o caráter (Romanos 5:3-4). Não há nenhum atalho entre um e o outro. Para as coisas que realmente importam, não existe jeitinho.

DEUS abençoe.
Pr. Raphael.

quinta-feira, 22 de março de 2012

O que significa "honrar pai e mãe"?

Honrar seu pai e mãe estimá-los e respeitá-los através de palavras e ações que surgem de uma atitude interior, em razão da posição que eles ocupam.

Honrar em grego significa: reverenciar, estimar e valorizar.
Honrar é dar respeito não apenas pelo mérito, mas pela posição. Por exemplo, algumas pessoas podem não concordar com as decisões de seu presidente, mas ainda devem respeitar sua posição como líder de seu país. Semelhantemente, filhos de todas as idades devem honrar seus pais, quer seus pais mereçam ou não.
DEUS nos adverte a honrar nossos pais. Ele tanto valoriza honrar aos pais que incluiu esse princípio nos 10 mandamentos (Êxodo 20:12) e novamente no Novo Testamento. Veja: "vós, filhos, sede obedientes a vossos pais no Senhor, porque isto é justo. Honra a teu pai e a tua mãe, que é o primeiro mandamento com promessa, para que te vá bem, e vivas muito tempo sobre a terra" (Efésios 6:1-3).
Durante a época do Velho Testamento, falar mal contra os pais ou rebelar-se contra as suas instruções resultava em punição capital (Êxodo 21:15-17; Mateus 15:14)! Enquanto aqueles que honram seus pais são abençoados (Jeremias 35:18-19).
E nesse assunto, #seliga, porque uma característica daqueles com uma mente corrompida e daqueles que não agradam a DEUS nos últimos dias é desobediência aos pais (Romanos 1:30; 2 Timóteo 3:2).
Salomão, o homem mais sábio que já existiu, encorajou os filhos a respeitarem seus pais (Provérbios 1:8; 13:1; 30:17).
Apesar de que talvez não estejamos mais sob a autoridade de nossos pais, não podemos ignorar o comando de DEUS para honrá-los, pois até JESUS, DEUS FILHO, submeteu-se aos seus pais terrenos e ao seu Pai Celestial (Mateus 26:39; Lucas 2:51). 
E, ao seguir o exemplo de CRISTO, como cristãos devemos tratar nossos pais da mesma forma reverencial com a qual nos aproximaríamos de nosso Pai Celestial (Hebreus 12:9; Malaquias 1:6).
É bem claro que somos comandados a honrar nossos pais, mas como?
1. Honre-os tanto com suas ações como com suas attitudes (Marcos 7:6).
2. Honre os desejos de seus pais, tanto os que eles já expressaram quando os que não expressaram verbalmente. O filho sábio ouve a correção do pai, mas o escarnecedor não ouve a repreensão (Provérbios 13:1).

Em Mateus 15:3-9, JESUS relembrou os fariseus do comando de DEUS de honrar seu pai e sua mãe. Eles estavam obedecendo à letra da Lei, mas tinham adicionado as suas próprias tradições, as quais em essência rejeitavam o comando de honrar os pais. Enquanto honravam seus pais em palavras, suas ações provavam o verdadeiro motivo do seu coração.
Honrar é mais do que da boca pra fora. A palavra honra nessa passagem é um verbo, e, como tal, exige uma escolha/ação correta.
Honrar traz consigo a ideia de dar glória a alguém. Em 1 Coríntios 10:31 vemos que qualquer coisa que façamos deve ser feito para a glória de DEUS. Devemos procurar honrar nossos pais da mesma forma que cristãos tentam trazer glória a DEUS – em nossos pensamentos, palavras e ações.
A palavra grega hypakouo significa obedecer, escutar, prestar atenção. Para uma criança pequena, obedecer aos pais vai lado a lado com honrá-los. Isso inclui escutar, prestar atenção e submeter-se à sua autoridade. Depois que a criança cresce, a obediência que aprenderam ainda pequenos vai ajudá-los a honrar outras autoridades, tais como o governo, a polícia e seus chefes.
E firmes no objetivo de honrar nossos pais devemos ficar atentos para não imitar os que não honram a DEUS (Ezequiel 20:18-19).
O que devemos fazer se nossos pais nos pedem para fazer algo errado? Neste caso, devemos obedecer a DEUS, e não aos homens (Atos 5:28).
O mandamento de honrar os pais é o único mandamento com uma promessa: "para que te vá bem" (Efésios 6:3).

Honra gera honra!

DEUS não vai honrar aqueles que não obedecem a seu comando de honrar seus pais.
Se desejamos agradar a Deus e sermos abençoados, devemos honrar nossos pais.

Honrar não é fácil, não é sempre divertido, e com certeza não é possível apenas com nossas próprias forças. No entanto, honra é um caminho certo para o nosso propósito de vida: glorificar a DEUS: "vós, filhos, obedecei em tudo a vossos pais, porque isto é agradável aO SENHOR" (Colossenses 3:20).

quarta-feira, 21 de março de 2012

Kay Warren: The Tabernacle Will Change Your Life


What’s the Tabernacle, you say?

It’s an intricate tent that GOD instructed Moses to build during the Old Testament days.

What does a super old tent have to do with me here in the 21st century, you wonder? It has everything to do with you.

“When you understand the truths of the Tabernacle,” says Kay Warren, “suddenly the entire New Testament is opened up to you in a whole new way.”

The Tabernacle was a place that GOD designed, and instructed Moses to build. The tent was created out of GOD’s desire to draw close to His people and it was in the tent where He met them. And though the story of the Tabernacle resides in the Old Testament, it casts an important shadow on the New Testament and on JESUS himself.

“The New Testament assumes you understand the Tabernacle,” says Kay. “Almost the entire book of Hebrews is based on the Tabernacle.” Kay explains that, as you study the Tabernacle, you begin to realize that it has incredible significance for your faith.

“I promise you this: by learning about the Tabernacle, it will change the way that you relate to GOD. I’m really careful about overpromising, but I’m not overpromising on this. It will change your walk with GOD.”

terça-feira, 13 de março de 2012

TRANSEI, E AGORA?


Autor: Silmar Coelho

Olhares se cruzam; a pequena chama está acesa. A conversa, a princípio inocente, vai dando lugar as carícias. O desejo, quase incontrolável, afogueia o corpo dos apaixonados. Agora, o segurar das mãos não é o bastante. Os abraços são seguidos de beijos longos e apaixonados. Como a intimidade não tem volta, ela é cada vez mais crescente, dominadora, exigindo mais, abrindo as portas do “jardim fechado”, revelando sensações adormecidas, até acontecer o que parece inevitável. Eles se entregam um ao outro. Os dois seres são arrastados pela torrente irrefreável do prazer.

Eles chegaram a um ponto que parece impossível de voltar. Na verdade, neste momento, eles não querem voltar. Eles não pensam em nada a não ser neste momento. Possuídos pelo desejo, eles consumam o ato. De repente tudo acaba, eles voltam a realidade. Sobressaltados, eles nem sabem o que fazer. E agora?

Eles se ajeitam o melhor que podem. Sem conseguirem se encarar, eles correm para casa e se trancam no banheiro. Num banho demorado, ela tenta lavar o que não poder ser limpo com água. Não há como negar que o que sentiram foi algo extraordinário. Mas, se o que eles fizeram foi tão maravilhoso, porque um sentimento estranho e incomodo desassossega os amantes? Porque dentro deles uma pequena voz importuna a consciência? Porque, como Adão e Eva, eles também desejam se esconder? Porque é tão difícil encarar os pais no outro dia? Porque aquilo que foi tão lindo, agora parece tão feio?

Os namorados se evitam. Eles sabem que se ficarem a sós por uns minutos tudo vai acontecer outra vez. Depois da primeira vez exercitar domínio próprio é dificílimo. Muitas opções inquietam o dia seguinte. O que fazer? Continuar transando? Alguém pode descobrir e ainda tem o risco de gravidez. Terminar o namoro? Nem pensar, eles se amam! Casar como? Eles ainda têm a faculdade. Contar para os pais? Qual vai ser a reação deles? De jeito nenhum, os pais são uns quadrados; eles nunca vão entender. Procurar um amigo? Onde encontrar este amigo que vai manter o segredo e que tem uma palavra salvadora? Confessar ao pastor? E se ele levar o fato ao conhecimento da igreja? E se ele simplesmente excluí-los da igreja? Aí todo mundo vai ficar sabendo.

Seus argumentos são válidos e bem colocados. No entanto, dentro deles o desassossego permanece. Uma culpa crescente destrói-lhes a paz. Uma tristeza profunda aborrece os momentos que antes eram felizes. Um silêncio irritante os faz ouvir seus próprios pensamentos. E agora?

A decisão a ser tomada vai depender do quanto você está comprometido com Deus. Para quem vive sem Deus é muito normal transar. Eles simplesmente transam e pronto. A filosofia deles é: “viva e deixe viver”. Estas pessoas afirmam categoricamente. Nada é ruim se é bom para mim mesmo. Se engravidar faz um aborto e pronto. E daí se os pais descobrirem? Se der certo casamos, se não separamos! Minha consciência de nada me acusa! Não temos nenhuma satisfação a dar a sociedade! Cada um cuide da sua vida!
Não dou o direito de ninguém se meter onde não é chamado!

Outras pessoas já conhecem a Deus, mas mesmo assim ainda não permitem que Deus controle todas as áreas de sua vida. Embora estas pessoas queiram fazer o que é certo, elas ainda continuam a fazer o que lhes agrada e domina. Elas procuram ter um relacionamento com Deus, mas elas vivem em altos e baixos. Conseguem não transar por algum tempo.

Procuram a ajuda de Deus com veemência. Por alguns dias, elas conseguem vencer até caírem na mesma falta. As constantes quedas produzem cristãos fracos, raquíticos, anêmicos, com uma auto-estima doentia. Das duas uma, eles se conformam e continuam vivendo este tipo de vida ou se tornam hipócritas e aparentam viver aquilo que no fundo não vivem. Paralelamente a pública e supostamente santa vida cristã, eles vivem uma vida ambígua, deformada, e muitas vezes intolerante com o pecado os outros. Eles pecam, vivem como se não pecassem, e condenam os que pecam.

Existem aqueles que sinceramente querem andar com Deus. Por mais que eles tenham milhares de argumentos válidos para se autojustificarem, eles reconhecem que pecado é pecado. Eles não são nem mais nem menos pecadores que todos os outros. A diferença é que estes não querem permanecer no pecado. Para eles o pecado é um acidente de percurso. Eles pecam porque são pecadores, mas eles não sentem prazer no pecado. Eles reconhecem que só existe uma maneira de lidar com o pecado.

Transar todos querem! Que transar é bom ninguém tem dúvida! O que fazer depois? Eis a grande questão. Tudo vai depender de você. A atitude que você toma no dia seguinte é fundamental. É esta atitude que vai determinar o seu futuro e felicidade. Você pode simplesmente tapar a voz da consciência, usando para isto a muita ocupação, a diversão, os vícios, e desculpas esfarrapadas, ou até mesmo com uma nova transa. Entretanto, este modo de agir produzirá angústia e tormento. Somente uma atitude honesta, sincera, e responsável vai conduzir você a verdadeira felicidade.

Não tenham pressa. Seu maravilhoso e sublime momento de amor vai chegar. Esperem pela hora e pessoa certa. Não maculem seu futuro, carregando vida afora as marcas dos fantasmas do passado. Quando chegar o esperado momento, vocês descobrirão que ao invés de apenas transar, vocês estarão realmente fazendo amor, numa entrega por inteiro, sem traumas ou culpas, em completa e doce paz, casados e plenamente realizados.

Deus abençoe!

quinta-feira, 8 de março de 2012

A mentira

Introdução

O comportamento estruturado em bases sadias se aprende no lar na escola e na sociedade. Mas é o lar o ponto de partida.

De forma genérica os pais se preocupam quando o seu filho diz mentira.

É normal que as crianças de quatro a cinco anos pelo processo psicológico de fantasia se divertem ouvindo e inventando histórias, confundindo a realidade com a fantasia.

A criança com mais idade pode mentir para se isentar de culpas. Quando são descobertos em vez de serem castigados compete aos pais mostrar-lhe a importância da verdade, da honradez e da confiança que necessitam adquirir na vida falando a verdade

Alguns adolescentes descobrem que as mentiras podem ser aceitas em algumas ocasiões e considera-las aceitáveis, como por exemplo, não dizer a razão correta e verdadeira de ter faltado às aulas porque estava com diarréia.Teme que o fato poderia trazer por parte dos colegas e professores motivos para zombarias Outros adolescentes mentem para proteger sua privacidade ou para sentir-se psicologicamente independentes de seus pais como por exemplo, negando que saíram de madrugada com os seus amigos

Quando a mentira pode indicar problemas emocionais

Algumas crianças, sabendo da diferença entre a verdade e a mentira, elaboram historias que parecem verdadeiras. Estas crianças e adolescentes relatam historias com grande entusiasmo, já que são ouvidos com muita atenção embora falando mentira.

Outras crianças e adolescentes, que geralmente agem de forma responsável, podem cair no vício de começar a mentir repetidamente. Eles acreditam que dizer mentiras é a melhor maneira de satisfazer as perguntas de seus pais, professores e amigos Tais pessoas usualmente não estão procurando ser maldosos, porem por mentirem repetidamente se converte em vício.

Há entretanto crianças ou adolescentes que mentem para tirar proveito.

Alguns adolescentes mentem freqüentemente para ocultar problemas sérios como por exemplo quando consomem drogas ilegais ou álcool, ou irão mentir para ocultar onde têm estado, com quem andam, ou que estavam fazendo quando faltaram na escola, onde têm gastado dinheiro etc.

O que deve se fazer quando a criança mente?

Os pais são modelo de maior importância para os filhos. Quando a criança ou o adolescente mentem, os pais devem descobrir em tempo para falar seriamente com eles a respeito da diferença entre a fantasia e a realidade, a mentira e a verdade,

A importância da honestidade em casa

Quando a criança ou o adolescente desenvolve um comportamento usual de mentir, então necessita de ajuda profissional. Uma avaliação psicológica pode ajudar a criança e seus pais a entender o comportamento da criança com referência a mentira e pode também lhes dar orientações para o futuro

A mentira branca

As "palavras certas" no convívio com os outros são cada vez mais uma forma da mais pura mentira. Oculta-se o que não se deseja falar ou apresenta a verdade em doses reduzidas. Os americanos chamam essa "forma elaborada" de comunicação de "mentiras brancas". Aqueles que sempre dizem a verdade são infelizmente catalogados pelos mentirosos como ingênuos, e eles alegam que por não saberem "dourar a pílula" com mentirinhas, facilmente ganham inimigos.

O resultado das pesquisas sobre a mentira.

Calcula-se que uma mentira vem aos nossos lábios cerca de 200 vezes por dia, em média uma a cada 5 minutos. Começando por falsos elogios ("Você está com excelente aparência!") até mentiras descaradas ("Hoje eu não posso ir ao escritório, estou gripado") e o pior quando os pais mandam os filhos dizerem ("Diga que eu não estou em casa").

Há alguns anos ocupam-se com o mistério da mentira não apenas filósofos, mas também cientistas políticos e psicólogos.

Mentira e engano estão presentes em nossos genes, foram e serão os motores da evolução. Alguns biólogos presumem que o desenvolvimento do cérebro humano só foi possível por ter que lidar com enganos.

Nós adulamos, enganamos e sorrimos diariamente com olhar inocente para manter uma boa atmosfera ou para nos apresentar numa luz mais favorável.

Principalmente os cônjuges e familiares são enganados de maneira intensa. Eles são vítimas de dois terços de todas as mentiras graves segundo as análises de diários de pesquisadores da Universidade da Virgínia em Charlottesville.

Talento para enganar é sinal de inteligência dizem os hipócritas; um fator de sucesso, tão útil como perspicácia, intuição ou criatividade. "O sucesso profissional de um executivo depende em 80% da sua inteligência social", afirma Howard Gardner, psicólogo da Harvard School of Education. Também Peter Stiegnitz, um pesquisador da mentira em Viena (Áustria), pensa que os "carreiristas preferem trabalhar com jeito e charme ao invés de fazê-lo com aplicação e perseverança".

O objetivo da educação diplomática:

As crianças aprendem, desde cedo, que é melhor não dizer à sua antipática tia que acham nojento o seu beijo lambuzado.

A alegria dissimulada da mãe ao receber o presente de aniversário inútil, os doces escondidos furtivamente e a lei do silêncio sobre inconvenientes familiares são modelos e treinamento para as mentiras diárias no futuro da criança.

Quando as crianças compreendem a necessidade de mentir

As crianças compreendem a necessidade de mentir tanto mais cedo quanto mais inteligentes elas forem. Nos primeiros anos de vida elas não sabem distinguir fantasia da realidade. Quando então descobrem, como é possível lograr os outros, elas o fazem primeiramente em proveito próprio, a fim de evitar castigos ou para receber alguma recompensa.

Mais ou menos a partir dos sete anos de idade elas aprendem a diferenciar o pensamento verdadeiro do falso.

Durante a adolescência os jovens aprendem a distinguir com certa precisão se alguém está sendo sincero ou não

É lamentável como hoje em dia se lida levianamente com o conceito "mentira" ou com a própria mentira, havendo pesquisas e estudos sobre a mentira; na qual tenta-se explicá-la, achando que é, até mesmo uma "necessidade da vida" e, em última análise, como algo "bom" o que não é verdade.

A mentira consiste em rejeitar a verdade de Deus. Sobre os mentirosos está escrito: "Pois eles mudaram a verdade de Deus em mentira..." (Rm 1.25). Por isso a mentira se estende por toda a história da humanidade. sendo a culpada pelas crises e causa de muitos sofrimentos e de muitas lágrimas principalmente quando se projeta em forma de calúnia.

segunda-feira, 5 de março de 2012

Viver em oração

Existem muitas igrejas adormecidas e até mesmo adoecidas em nossa nação, ter uma vida próspera é mais importante para a maioria dos cristãos brasileiros do que ter uma vida de oração, infelizmente muitos cristãos só oram dentro da igreja, muitos só falam com Deus quando estão querendo alguma benção… Relacionar-se com Deus para boa parte dos evangélicos é barganhar.

Não é possível viver na presença de Deus sem ter uma vida de oração! Não estou estou falando de orações que exigem bençãos, cobram promessas… Estou falando de orações que tocam o coração de Deus, que adoram, que pedem pelos outros, que expressam a gratidão de servi-lo, que sejam não apenas com palavras soltas ou decoradas, mas que demonstrem as alegrias e aflições do coração daqueles que oram, orações que casem-se com práticas e atitudes diárias.

Orar é bem mais do que só pedir, é compartilhar planos com Deus, é sonhar junto com Deus os sonhos d’Ele para a nossa vida! Orar é algo muito além do que meramente falar palavras ao vento ou declarar um monólogo como muitos incrédulos pensam, orar é conversar com o próprio Deus com a certeza que Ele irá nos responder!

Para se ter uma vida de oração em primeiro lugar é preciso ter um coração humilde, coração que priorize a obediência ao invés do sucesso, porque quando deixamos que Deus realize a sua vontade soberana em nossas vidas precisamos aprender que por vezes passaremos por provações a aflições, e somente com um coração humilde o suficiente para obedecer a vontade soberana de Deus, confiaremos que Ele venceu o mundo e assim teremos bom ânimo!

Quando intercedemos por alguém, quando entregamos os nossos planos nas mãos de Deus ou quando simplesmente choramos em sua presença, podemos ter a certeza que Ele fará o melhor por nós, que Ele agirá de forma especial em cada uma das questões apresentadas. Deus sempre nos responde, o tempo de Deus é perfeito.

Precisamos de homens e mulheres com vida de oração, pois é por meio destes que Deus começa a avivar o seu povo, não haverá avivamento enquanto o povo não orar, não haverá cura enquanto não nos quebrantarmos diante do Senhor, não seremos libertos enquanto não nos comprometermos irreversivelmente com Deus!

Ter uma vida de oração é essencial para o crente! Se você ainda não tem uma vida de oração faça para si um desafio: Chame um ou dois amigos de fé e comece a orar com eles ao menos uma vez por semana, encontre-os somente com este propósito. Em pouco tempo você perceberá o quanto o seu relacionamento com Deus será enriquecido.

No começo tudo pode conspirar para que você não ore, você precisará ter disciplina, mas depois as barreiras irão se quebrando, e você estará orando não apenas uma ou duas vezes ao dia em momentos específicos, mas estará orando sem cessar!

O primeiro passo é sempre o mais difícil, mas seja perseverante, Deus vai começar a falar mais claramente contigo, e quanto mais você orar mais o Senhor irá se revelar a você, por fim, você perceberá que Deus esteve se revelando a você por toda a sua vida, mas agora você poderá o ver porque decidiu se dedicar a prestar atenção no seu mover.

Não pense que ter uma vida de oração é um fardo, porque não é. Ter uma vida de oração é desfrutar da maravilhosa presença de Deus não apenas realizando os seus sonhos, mas sonhando com Ele!

Deus espera que tenhamos uma vida de oração e que sejamos cheios da sua presença, você tem correspondido ao chamado de Deus?

O Escorpião

Um mestre do Oriente viu quando um escorpião estava se afogando e decidiu tirá-lo da água, mas quando o fez, o escorpião o picou. Pela reação de dor, o mestre o soltou e o animal caiu de novo na água e estava se afogando de novo. O mestre tentou tirá-lo novamente e novamente o animal o picou. Alguém que estava observando se aproximou do mestre e lhe disse:

— Desculpe-me, mas você é teimoso! Não entende que todas às vezes que tentar tirá-lo da água ele irá picá-lo?

O mestre respondeu:

— A natureza do escorpião é picar, e isto não vai mudar a minha, que é ajudar.
Então, com a ajuda de uma folha o mestre tirou o escorpião da água e salvou sua vida.

Não mude sua natureza se alguém te faz algum mal; apenas tome precauções. Alguns perseguem a felicidade, outros a criam. Preocupe-se mais com sua consciência do que com a sua reputação. Porque sua consciência é o que você é, e sua reputação é o que os outros pensam de você. E o que os outros pensam, não é problema nosso... é problema deles.

Cada um se vire sozinho!!!!

Nada como começar a semana refletindo... #mudesuamente

sábado, 3 de março de 2012

Aceitação

Portanto recebei-vos uns aos outros, como também Cristo nos recebeu, para glória de Deus.Rm 15:7

Hoje, neste exato momento, Deus te aceita como você é. Nem o hálito matinal, nem o pior penteado do dia nem mudanças loucas de humor intimidam o Senhor. Ele conhece tudo a seu respeito, até mesmo as coisas que você tem medo de contar às pessoa mais próxima. Não importa o que tenha dito ou feito, você pode confiar que Deus nunca te dará as costas ou se afastará de você. Quando nos aproximamos de Deus, Ele se aproxima de nós - e nunca vai embora.

Isso não significa que deus não se importa com as escolhas que você faz.
Se você realmente se importa com os seus amigos, você deseja que eles tenham uma vida feliz e saudável. E Deus faz a mesma coisa. Ele se importa com você de verdade, e te aceita como você é. Ele quer te ajudar a se tornar a pessoa incrível que Ele te criou para ser.

Saber que Deus te aceita pode te ajudar a aceitar os outros com mais facilidade. Se
Deus enxerga algo valioso em cada pessoa que você conhece, por que você não veria? você não precisa se tornar o melhor amigo de toda pessoa estranha que cruzar o seu caminho. mas, com a ajuda de Deus, você pode aprender a amar e aceitar as pessoas do jeito que elas são. Peça ajuda ao Senhor para aprender a amar aos outros como Ele ama você.

Desafio: Procure aceitar a si mesmo e aos outros.

1. Evite fazer julgamentos precipitados das pessoas com base apenas na aparência e no jeito de se vestirem.

2. Lembre-se que Deus encontra algo valioso em cada pessoa.

Fica a dica:

Pense em alguém que você conheça e que pareça ter dificuldades para enturmar-se. Aproxime-se dessa pessoa e tente conhecê-la melhor. Senta perto dela e combine de ir juntos para a igreja. Dê a essa pessoa o presente da aceitação e você perceberá que está fazendo um amigo especial!
Geração Benjamim - Paixão e Poder