"Tudo, porém, seja feito com decência e ordem" - 1 Coríntios 14:40
Domingo, eu estava lá quando o culto começou. Fiquei alegre com os louvores e com a pregação. As vozes eram como um perfeito coral e me fizeram sorrir. Mas daí, vi alguns jovens sentados juntos, longe do púlpito. Uns falavam sobre um aplicativo para o celular deles, outros sobre como o juiz foi injusto no jogo de futebol que passou na tv. E outros brincavam com joguinhos no telefone e passavam sms [sim, eu sei o que é sms]. Algumas jovens reclamavam que estavam gordas e que tinham acordado muito cedo para a EBD e por isso estavam com sono. Sem falar naqueles que já murmuravam contra ter que ir pra escola no outro dia. Nessa hora eu pensei, mas, ei, eu estou aqui! Nada adiantou, essas conversas só pararam com o cântico final.
Do outro lado, uma linda criança começou a passear pelo corredor da igreja enquanto o pastor falava. E, nesse momento, uma dúzia de pessoas passou a admirar a beleza da criança e alguns até faziam caretas pra ela e riam. Enquanto isso, outros se viraram no banco para ver a criança fazer barulho e se comportaram como se ali não estivesse acontecendo nada. Mas, ei, eu estou aqui!
E pra minha surpresa, quando olhei para o meio da igreja, vi que algumas pessoas tentavam segurar o riso, enquanto comentavam sobre a roupa das pessoas, seu jeito de andar, a maneira como falavam e os erros que cometiam. Em cada pensamento eu sentia uma facada no meu coração. Nada foi perdoado por essas pessoas. E mais uma vez eu pensei: ei, eu estou aqui!
Foi aí que tive a certeza que alguns cristãos perderam a noção da reverência, da adoração e do propósito de estarem juntos no culto. Muitos ainda pensam que o pastor está atento ao sermão e tem muitas gente pra olhar, e por isso não vai reparar neles.
Mas eu reparo! E fico muito triste, porque já avisei a todos vocês que mau comportamento, cochichos, falta de atenção ou perturbação da ordem são demonstração de problemas espirituais [Isaías 1:11-18].
Vocês ainda não entenderam? Se agem dessa forma, estão perdendo o seu tempo indo à igreja. É como o fariseu, que ia ao templo orar para si mesmo, e achava que era "o cara". No entanto, nunca mostrava frutos de arrependimento, humildade e adoração diante de mim [Lucas 18:10-14].
E da mesma maneira acontece hoje.
Com esse comportamento, quantos de vocês ainda acham que irão para casa justificados? Será que durante a semana são capazes de lembrar dos ensinamentos do culto de domingo à noite? Aliás, quero te desafiar: você se lembra da pregação do domingo passado? O que seu pastor ensinou?
Pois eu me lembro. E não só da pregação, mas também de todos os rostos, de todos os pensamentos, de todas as intenções, de todas as vontades e necessidades. E por um momento tive a certeza que não deveria estar ali com vocês!
Vocês precisam refletir e reconhecer onde têm falhado comigo. O culto é para mim ou pra vocês? É um momento de reverência e adoração ou um programa de fim de semana? Ou melhor, o culto é a introdução para a saída com os amigos?
Quero hoje aconselhar vocês, meus filhos, falando como o pai que eu sou e que ama e quer o melhor para os seus:
1. Procurem chegar 5 minutos antes do início do culto. Desta forma, quando a oração e o louvor começarem vocês já estarão acomodados e atentos à minha presença.
2. Se vocês forem entrar na igreja e a congregação estiver orando ou alguém estiver lendo a Palavra para os demais, espere na porta até que a oração ou a leitura seja terminada para não atrapalhar a comunhão daqueles que estão dentro do templo. Aproveite nesse momento e preste atenção na leitura e na oração.
3. Bebam água e vão ao banheiro em casa, antes do culto ou após o culto. Será que não é possível controlar por 2 horas as suas necessidades?
4. Desliguem o celular. Ei, sou eu que estou ali, o que de mais importante pode haver na sua vida? Mesmo se for caso de morte, o que vocês podem fazer para reverter a situação? Esqueceram que tudo é controlado por mim?
5. Desconectem-se do mundo e conectem-se a mim. Somente a minha presença é importante, somente a nossa comunhão é importante. Todo o resto pode esperar.
6. Sentem-se juntos em família. A família é um plano mais importantes e fico muito alegre ao ver a família reunida me adorando.
7. Tenham respeito por minha Palavra. Eu a preparei durante tantos séculos especialmente para vocês. No momento em que o pastor estiver falando, não vão ao banheiro, não vão beber água, não falem com ninguém, não se distraiam com o movimento das outras pessoas, não conversem, esqueçam o celular, o IPad, o tablet, o computador, o mp3, mp4, mp1000. Ei, sou eu que estou ali, o que de mais importante pode haver na sua vida?
8. Meus filhos, tenham por mim sentimentos de respeito, adoração, entrega, humildade, obediência. Eu os amo mais que tudo no universo, mas ao mesmo tempo sou fiel e justo aos meus princípios e à minha Palavra. Não queira andar sob a minha justiça. É bem melhor andar sob o meu amor.
Com todo meu amor,
אל שדי
[Grande Eu Sou]
