segunda-feira, 28 de maio de 2012

O arrebatamento pode acontecer a qualquer momento

Seca do Rio Eufrates é um sinal de que já estamos no Apocalipse
Recentes acontecimentos indicam que o mundo pode acabar a qualquer momento. Agora, uma reportagem feita pelo The New York Times revela que o Rio Eufrates, que atravessa o Iraque e a Síria, está cada vez mais seco. Ele é tão importante, que aparece, entre outros livros da Bíblia, em Gênesis – quando diz que é um dos principais rios que passam pelo Éden –, e em Apocalipse – quando fala de seu fim, ao secar. E isso devido a políticas inadequadas do uso das águas por parte dos governos turco (a Turquia possui cinco represas de irrigação ao longo do Eufrates) e sírio; uso incorreto dos recursos hídricos por parte dos agricultores; e perdas ambientais em áreas próximas ao rio. Agora veja o que a profecia em Apocalipse diz: “Derramou o sexto a sua taça sobre o grande Rio Eufrates, cujas águas secaram, para que se preparasse o caminho dos reis que vêm do lado do nascimento do sol.” Apocalipse 16.12 As águas do rio estão secando. Mais uma grande pista de que as profecias estão se cumprindo em ritmo acelerado, o que mostra que todos os indícios apontam que a qualquer instante pode ocorrer o evento mais esperado de todos os tempos: o Arrebatamento. Por mais que alguns duvidem da autenticidade das revelações contidas no livro do Apocalipse, os fatos são incontestáveis. O que está ocorrendo com o Eufrates é um indício de que já estamos vivendo uma fase avançada do Apocalipse, sendo inegável o fato de que há tempos ele já começou. O que você faria se soubesse que o mundo acabaria amanhã? E o que você faria se alguém lhe dissesse que o mundo vai acabar em algum dia e lhe desse pistas sobre este tempo? Pois bem, saiba que este tempo está próximo, e a Bíblia, este Alguém em questão, está gritando aos quatro ventos sobre os tempos finais. O mundo está acabando com aviso prévio. É claro que nem todos acreditam, que nem todos aceitam e que nem todos levam a sério este fato. No entanto, isso é um fato. Não nos resta muito tempo. E a Bíblia nos indica que Deus já faz contagem regressiva para buscar os Seus. Os que acreditam nas profecias bíblicas sabem disso. Olhe à sua volta e diga o que vê. Você pode até dizer que é coincidência, mas os fatos não negam que o mundo caminha para o seu fim. É só ligar a TV nos noticiários. E se você não gosta nem um pouquinho das matérias e até diz que são apelativas demais, tire apenas um dia e escolha o que vai assistir. O programa policial que escolher vai testemunhar o que as Sagradas Escrituras há milênios descrevem. Veja a lista de alguns acontecimentos proféticos que estão ocorrendo hoje: 1 – Guerras e revoluções mundiais (Lucas 21.9); 2 – Fome e miséria (Mateus 24.7); 3 – Doenças de vários tipos – muitas sem cura (Mateus 24.7); 4 – Multiplicação da violência (Mateus 24.12); 5 – Falsos ensinamentos espalhados pelos quatro cantos do mundo por falsos profetas (Mateus 24.11 – Marcos 13.22); 6 – Esfriamento da fé e do amor (Mateus 24.12; I Timóteo 4.1); 7 – Pais matando os seus filhos, e filhos matando os seus pais (Mateus 10.21); 8 – Os tempos estão cada vez mais difíceis (II Timóteo 3:1); 9 – Corrupção em toda a parte (II Timóteo 3.1-4); 10 – Terremotos e grandes fenômenos nos céus e mares (Mateus 24:7); 11 – Multiplicação do conhecimento (Daniel 12:4). Tudo isso são pistas que a Bíblia nos dá sobre o fim.
Você ainda duvida? E se você soubesse que o mais aterrorizante é que, além das pistas, a Bíblia nos dá o vestígio de que todas essas profecias não passarão de nossa geração – ou seja, nós, ainda nesta época, vamos viver todas essas coisas relatadas e outras piores que ainda virão? Em Mateus 24.33-35, diz: “Assim também vós: quando virdes todas estas coisas, sabei que está próximo, às portas. Em verdade vos digo que não passará esta geração sem que tudo isto aconteça. Passará o céu e a terra, mas as minhas palavras não passarão”. E agora, o que você está fazendo para salvar a sua alma da destruição que virá? A oportunidade de você ser salvo está chegando aos seus últimos dias, e o fim pode ser a qualquer momento. Busque a Deus antes que seja tarde demais. “Louco, esta noite te pedirão a tua alma; e o que tens preparado, para quem será?” Lucas 12.20

terça-feira, 15 de maio de 2012

Alguém para conversar

Salmos Capítulo 31 Versículo 2-4. (King James Atualizada) Por: Pr. Márcio Valadão “Inclina para mim teu ouvido e apressa-te em resgatar-me. Se minha rocha inabalável, a fortaleza da minha salvação. Tu és o meu rochedo e a minha fortaleza; pela honra do teu nome, conduze-me e guia-me. Livra-me da cilada que me armaram, pois tu és o meu refúgio.” Existem ocasiões em que você não tem ninguém com quem conversar, ninguém com quem possa abrir a sua alma. No salmo 31, Davi retrata sua aflição causada pela maldade do inimigo. Contudo, embora aflito, o salmista reconheceu que Deus estava no controle de sua vida. Quantas vezes já tivemos a certeza de que não íamos conseguir resolver aquele nosso problema? Que aquele momento seria o fim, que não conseguiríamos continuar; que estava tudo acabado, que as nossas forças tinham se esgotado? No entanto, Ele estava lá, com as mãos estendidas e os braços abertos dizendo: “Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para a vossa alma. Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo é leve.” (Mateus 11.28-30). Que amor tremendo Deus revela em sua Palavra. Amor por nós. Sei que às vezes o sofrimento da vida tenta ofuscar os nossos olhos, tenta desviar o nosso olhar dessa verdade, mas persevere crendo que também em todas essas coisas somos mais que vencedores (Romanos 8.37). Viva sempre pautado no Senhor, com os olhos fitos nele, pois quando a dor e a tristeza quiserem cegar sua visão, quando não conseguir vislumbrar qualquer solução, você poderá voltar seus olhos, seu coração e sua alma para o Altíssimo. Ele virá em seu socorro. Mais que isso ainda, Ele estará sempre ao seu lado. A nossa vitória é a vitória do grande vencedor: Jesus Cristo! Esse é o nosso Deus! Majestoso, poderoso, incomparável, amoroso e misericordioso! Então quando a dor e a tristeza baterem à sua porta, lembre-se de quem é o seu Deus. Deus esta sempre pronto para te ouvir falar e para te ajudar! Tenha um excelente dia!

quarta-feira, 2 de maio de 2012

O JUGO DESIGUAL

Muitos jovens são tentados a namorar com pessoas que não são crentes. De acordo com a Bíblia, essa prática é pecado. “Não se juntem com descrentes para trabalhar com eles. Pois como é que o certo pode ter alguma coisa a ver com o errado? Como é que a luz e a escuridão podem viver juntas? Como podem Cristo e o Diabo estar de acordo? O que é que um cristão e um descrente têm em comum? Que relação pode haver entre o Templo de Deus e os ídolos? Pois nós somos o templo do Deus vivo, como o próprio Deus já disse: “Eu vou morar e viver com eles. Serei o Deus deles, e eles serão o meu povo.” - 2 Co 6.14-16 – NTHL Como a Bíblia diz, não existe nada em comum entre o crente e o descrente e é justamente aí que estão todos os problemas e conseqüências do namoro misto.
Primeiro vamos entender o significado de jugo. Segundo o dicionário contido no Ilumina, jugo significa: 1) Peça de madeira que se prende com correias ao pescoço de animais de carga, para que assim possam puxar uma carroça ou um arado (Nm 19.2; 1Sm 6.7). 2) Em sentido figurado: domínio, opressão (Gn 27.40; Jr 28.2; Gl 5.1); sofrimento (Lm 3.27); obediência (Mt 11.29-30); aliança (2Co 6.14); trabalho (Fp 4.3). Então a Bíblia quer nos mostrar (no sentido figurado) que quando o crente namora uma pessoa não-crente, está junto com ela numa missão – no sentido figurado utilizado na Bíblia, puxar uma carroça ou um arado; ou então que ela se coloca debaixo do domínio ou opressão, em aliança com o não-crente. Por estar debaixo de uma aliança com o não crente e sob o domínio dele, o crente sofre para poder servir a Deus e muitas vezes até se desvia. É o caso da moça que é proibida de ir a Igreja pelo namorado; do rapaz que é tentado pela moça não-crente a ter relação sexual antes do casamento; da moça que é forçada a acompanhar o namorado em bailes do mundo ou em barzinho; do rapaz que é influenciado pela moça a beber e muitos outros exemplos que talvez você já tenha presenciado na vida de algum irmão ou irmã. Ainda que o não-crente não influencie ou não proíba o culto ao Senhor, sempre haverão problemas. Esses problemas acontecem na caminhada da missão. Gostaria de exemplificar através do significado do jugo: dois animais não podem puxar uma carroça em sentidos oposto; então um crente não pode caminhar com o não-crente, porque senão um caminhará para um lado e o outro para o lado oposto, não curtirão as mesmas coisas, agirão de forma diferente, buscarão objetivos diferentes. Sendo assim, não há nada que justifique o namoro entre o crente e o não-crente. Sei que muitos jovens reclamam da dificuldade em encontrar alguém para dividir a vida nas Igrejas. Alguns dizem que não há ninguém na Igreja que o atraia, que os rapazes não querem saber de namoro sério, que não tem moças ou rapazes na Igreja solteiros, etc. Mas acredite, Deus tem sempre alguém reservado. De qualquer maneira, nada justifica a desobediência a Deus. Saiba esperar o tempo de Deus, e busque sempre a pessoa certa para sua vida. Não estrague a sua vida com um relacionamento contra a vontade de Deus.

sexta-feira, 20 de abril de 2012

UM JOVEM EXEMPLAR

“Por que os cristão oram tão pouco?” Enquanto os crentes de outras religiões são mais dedicados e frequentes às suas orações, temos sentido que não muitos cristãos levam a sério o aspecto da oração.

“Daniel, três vezes por dia se punha de joelhos, e orava, dava graças, diante do seu Deus, como costumava fazer.”. Daniel 6:10.

Vamos conhecer Daniel, um exemplo para os jovens cristãos. Daniel era um jovem de linhagem real, era de origem nobre. Ver Dan 1:3. Ele tinha em torno de dezesseis anos quando enfrentou os maiores desafios de sua vida. Ele era tão somente um adolescente.

Daniel foi levado cativo para Babilônia no ano 605 a.C por Nabucodonosor rei da Babilônia. Ver Dan 1:1. Às vezes o justo paga pelo pecador. Todavia, as provações na nossa vida têm sempre um propósito espiritual, as crises sempre revelam o nosso caráter e mostram de que lado nós estamos na grande batalha. Daniel possivelmente tivesse uma boa aparência, tinha lindos dotes de sabedoria e era versado em ciências. Em síntese Daniel era um adolescente acima da média, era de extrema competência intelectual e espiritual. Daniel era o tipo de jovem que toda moça sonhava em namorrar com ele. Daniel era o genro perfeito. Daniel nasceu para o sucesso. Entretanto, o sucesso vem sempre acompanhado de um alto preço.

Hoje a tendencia é seguir modelos em todos os níveis. Da moda, do trabalho, da música, do esporte, etc... Eu estou seguro de que você precisa de modelos de vida!

Nós somos o reflexo daquilo que contemplamos diariamente. Convido você a contemplar Daniel. Ele tinha as mesmas tentações e os mesmos desafios que os jovens têm hoje em dia. Daniel viveu na própria pele as amarguras do cativeiro babilônico, ele poderia ter perdido todas as suas referências morais e espirituais, mas manteve-se firme. Assim como você é tentado pelos reclames do brilho do mundo, que são os convites para o pecado, Daniel tinha as mesmas tentações em Babilônia.

Deus continua chamando Jovens como Daniel, destemidos e leais para a missão de serem missionários. Os jovens de hoje podem ser missionários no meio dos seus amigos descrentes. Daniel foi um dos jovens mais influentes do Antigo Testamento. Foi a pessoa mais poderosa dos impérios: Babilônico e Medo-Persa.

Seguem três atitudes para que você tenha uma vida vitoriosa como resultado da sua vida de oração:

a) Tenha um horário e um lugar para a oração.
b) Seja específico no seu pedido de oração.
c) Seja insistente e persistente na sua oração.

Deus sempre honra aqueles que O buscam e se entregam à Ele. Deus não despreza um coração devoto à Ele. A oração nos torna amigos de Jesus, e amigos gostam de atender os pedidos de amigos.

Deus abençoe!

terça-feira, 10 de abril de 2012

COMO VENCER AS TENTAÇÕES?



Autor: Clébio Lima de Freitas

Quando se fala em tentação deve ficar bem claro que só é tentado quem tem compromisso a não fazer algo por alguma razão. No nosso caso, somos tentados a pecar e nos esforçamos para não fazê-lo, pois sabemos que o pecado é rebelião contra o nosso Deus e certamente seremos separados de sua comunhão se nos entregarmos a ele deliberadamente (Is 59.1,2). A tentação pode ser proveniente tanto de nós mesmos (Tg 1.13-15) como do Diabo (Lc 22.31) e não sobrevém a nós acima do que possamos suportar (1 Co 10.13), neste versículo vemos também que Deus não nos pode tentar, porém ele pode permitir tal coisa, mas ao mesmo tempo nos dá o escape, pois ele conhece nossa estrutura e lembra que somos pó (Sl 103.14). Bom, agora sabemos o que é tentação, quem nos tenta e porque somos tentados, mas fica uma pergunta: “Como vencer as tentações?!”. A Bíblia, sendo um livro perfeito no que diz respeito ao conhecimento necessário à nossa salvação, nos revela como podemos realizar essa façanha.

1 – Tendo compromisso com Deus :
“E aconteceu que, falando ela cada dia a José, e não lhe dando ele ouvidos, para deitar-se com ela, e estar com ela, Sucedeu num certo dia que ele veio à casa para fazer seu serviço; e nenhum dos da casa estava ali; E ela lhe pegou pela sua roupa, dizendo: Deita-te comigo. E ele deixou a sua roupa na mão dela, e fugiu, e saiu para fora.” (Gn 39.10-12).

Neste trecho das Escrituras vemos o compromisso de um jovem com Deus, seu nome era José, Filho de Jacó. Ao ser tentado a deitar-se com a mulher de seu senhor ele fugiu, isso porque tinha compromisso, não com seus desejos íntimos e carnais, mas com o seu Deus que é santo e quer que sejamos santos como ele é (1 Pe 1.15,16).Que nós venhamos a fugir do pecado quando ele bater a nossa porta com seus apelos, muitas vezes irresistíveis. Não nos esqueçamos que com a tentação virá também o escape (1 Co 10.13)! Outros versículos que nos ensinam a fugir do pecado são estes: 1 Co 6.18; 10.14; 1 Tm 6.11.

2 – Resistindo o Diabo:
“Sujeitai-vos, pois, a Deus, resisti ao diabo, e ele fugirá de vós.” (Tg 4.7).

Se por um lado, como já disse, somos tentados por nossa próprias paixões, outro agente é Satanás, porém, se a Bíblia nos adverte a fugirmos do pecado, por outro lado, ela nos manda resistirmos ao Diabo! Para isso precisaremos conhecer a Palavra de Deus que nos ajudará a resití-lo (Mt 4.4,7,10), nestes versículos vemos que Jesus, no deserto, venceu a tentação dizendo: “Está escrito!”.

3 – Vigiando e orando:
“Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; na verdade, o espírito está pronto, mas a carne é fraca.” (Mt 26.41).

Não há outro meio de vencê-lo, se no s falta forças, oremos, cantemos ao Senhor, façamos a sua obra e meditemos na sua Palavra, pois fazendo assim estaremos ocupando a nossa vida com aquilo que edifica (Gl 3.2; Fp 4.8), muitas vezes caímos no engodo de Satanás porque ocupamos a nossa mente com aquilo que não edifica, porém, é orando e vigiando que estaremos alerta para não cairmos nas ciladas preparadas para nós.

4 – Andando no Espírito:
“Digo, porém: Andai em Espírito, e não cumprireis a concupiscência da carne.” (Gl 5.16).

O Espírito Santo de Deus tem um papel importantíssimo no nosso viver diário. Ele habita em nosso corpo, o que nos faz entender que ele não se importa somente com o nosso coração, no sentido bíblico da palavra, mas com a totalidade do nosso ser, espírito, alma e corpo (1 Ts 5.23). O Espírito Santo nos transmite a sua santidade no sentido prático, essa santificação ocorre em nós paulatinamente e nos leva dia-a-diaem direção à santidade de Cristo que um dia nós alcançaremos (1 Ts 3.2), por isso andemos na direção do Espírito e ele nos capacitará a vencermos as tentações!

Conclusão:

Quero finalizar com um trecho muito edificante das escrituras: “Assim, sabe o Senhor livrar da tentação os piedosos” (2 Pe 2.9). Jesus nos promete livrar-nos do dia da tentação que há de vir para tentar os que habitam na terra (Ap 3.10), portanto, se está difícil resistir a tudo isso, tenhamos esperança em Deus que um dianos levará para estarmos para sempre com Ele e este corpo corruptível já terá sido mudado num corpo incorruptível de glória no céu onde as aflições terão seu fim, se sofremos por Cristo ele nos recompensará (1 Pe 4.12-19)!

quinta-feira, 29 de março de 2012

OS FALASHAS

Em 1984, o governo israelense, com a ajuda da polícia secreta do país, o Mossad, decidiu dar fim ao sofrimento de milhares de judeus negros que viviam na Etiópia sob o terrível regime do ditador Mengistu Haile Mariam.

Mas, antes de continuar a contar sobre o resgate, é preciso esclarecer alguns pontos. Para quem vive no Brasil, onde a comunidade judaica é composta maciçamente por judeus ashkenazim, caucasianos oriundos do Leste Europeu, é difícil imaginar judeus negros, que são, acima de tudo, reconhecidos e respeitados pelo governo de Israel como cidadãos daquele país.



Quem são eles?

Os falashas, nome dado aos judeus etíopes, foram descobertos por viajantes britânicos, em 1860, quando, em uma viagem à Etiópia, conheceram membros de uma comunidade que respeitavam o sábado e mantinham leis e rituais contidos na Torah. Acreditou-se, então, que eles eram membros de uma das doze tribos hebraicas, descendentes do rei Salomão e da rainha de Sabá.

Operação Moisés

Voltando ao resgate. Em novembro de 1984, o governo de Israel, apoiado pelo Mossad, realizou a Operação Moisés, que em 45 dias resgatou etíopes que chegavam a pé até um acampamento no Sudão, país que faz fronteira com a Etiópia. Muitos deles não aguentaram a longa jornada, estavam muito fracos e debilitados devido à miséria que enfrentavam na Etiópia. Os que conseguiram chegar ao acampamento foram transportados pela Marinha e a Força Aérea Israelense.

Operação Salomão

Em maio de 1991, o então embaixador de Israel na Etiópia, Asher Naim, quis dar continuidade à Operação Moisés. Ele foi o idealizador da Operação Salomão, que salvou mais de 14 mil judeus etíopes da guerra civil que assolava o país. Naquela operação, um avião com capacidade para 760 passageiros, transportou 1.087, devido ao leve peso dos etíopes. O episódio entrou para o livro dos recordes, e, durante este voo, dois bebês nasceram.




Adaptação a uma cultura diferente

Israel foi o único país do mundo que retirou negros da África para transformá-los em verdadeiros cidadãos, e não para escravizá-los. Projetos pedagógicos foram especialmente desenvolvidos para facilitar a integração das crianças etíopes na comunidade israelense.

Grande parte deles nunca havia tido contato com uma civilização aos moldes ocidentais. A maioria pertencia a alguma tribo africana. Muitos nunca haviam sentado em uma cadeira ou sequer calçado um sapato.

Atualmente, a comunidade etíope em Israel conta com aproximadamente 100 mil habitantes, a maioria já nascida em solo israelense. Pode-se dizer que já estão bem adaptados, e para isso, contam com bairros próprios, com lojas e restaurantes etíopes.

quarta-feira, 28 de março de 2012

A CERÂMICA

Atividade realizada até os dias atuais era muito importante para o cotidiano nos tempos bíblicos, além do forte simbolismo espiritual

Por Marcelo Cypriano






“A palavra do SENHOR, que veio a Jeremias, dizendo:

Levanta-te, e desce à casa do oleiro, e lá te farei ouvir as minhas palavras.

E desci à casa do oleiro, e eis que ele estava fazendo a sua obra sobre as rodas,

Como o vaso, que ele fazia de barro, quebrou-se na mão do oleiro, tornou a fazer dele outro vaso, conforme o que pareceu bem aos olhos do oleiro fazer.

Então veio a mim a palavra do SENHOR, dizendo:

Não poderei eu fazer de vós como fez este oleiro, ó casa de Israel? diz o SENHOR. Eis que, como o barro na mão do oleiro, assim sois vós na minha mão, ó casa de Israel.”

Jeremias 18.1-6

Veja também:
O trabalho do pastoreio
Os antigos povos bíblicos e o costume de habitar em tendas
Em um tempo sem a produção industrial em larga escala de recipientes de plástico e vidro, o trabalho do oleiro era de suma importância. O profissional dava forma a uma matéria-prima abundante, o barro, para fazer com ele vasos, garrafas, lâmpadas a óleo, telhas, tijolos e esculturas. Os utensílios eram usados para transporte de líquidos e sólidos, além da armazenagem, feitos com técnicas que se apuraram com o tempo.

“Suscitei a um do norte, e ele há de vir; desde o nascimento do sol invocará o meu nome; e virá sobre os príncipes, como sobre o lodo e, como o oleiro pisa o barro, os pisará.”

Isaías 41:25

A argila era extraída do próprio solo e misturada a certa quantidade de água, para em seguida ser pisada, como evidencia o trecho de Isaías acima. Com os pés dos oleiros e auxiliares, o barro ficava mais compacto, sem bolhas de ar, assim como eram retiradas impurezas como pedregulhos e gravetos.



Após a pisagem, o barro virava uma massa bem plástica, levado a uma bancada para receber mais água, de acordo com a consistência necessária ao tipo de objeto que seria feito com ele. Algumas culturas misturavam à argila um pouco de gesso moído – após queimado, o material ficava refratário, utilizado para cozinhar alimentos.




Diferentes métodos, mesmo fim

Os oleiros primitivos faziam uma longa peça cilíndrica com o barro, como uma mangueira, e depois a enrolavam em espiral para formar um recipiente. Depois, o material era alisado. Posteriormente, cavavam-se buracos no chão no formato desejado, e socava-se o barro neles, pressionando-o contra as bordas, para pegar forma. Em seguida veio o modo mais utilizado até hoje: a roda de oleiro. Uma prancha redonda horizontal recebe o pedaço de barro. Girando-a, o ceramista vai dando forma à argila com as mãos ou uma espátula. A princípio, uma pessoa moldava o barro, enquanto outra girava a roda. Em 200 antes de Cristo (a.C.), foi acrescentada uma segunda roda maior abaixo, ligada à menor com um eixo. O próprio oleiro movimentava a roda inferior com os pés. O método ainda hoje é usado por culturas de tecnologia mais primitiva, ou com o uso de pedais, enquanto outras movem a roda com motores elétricos.

Os objetos fabricados para uso doméstico, profissional ou apenas decorativo, podiam ser feitos para venda nos mercados ou sob encomenda. Tigelas, vasos e até garrafas (o bico fino era feito dessa forma para melhor derramar os líquidos e receber rolhas) faziam parte do cotidiano tanto de famílias bem simples quanto de reis. De acordo com a época, podiam receber decoração em relevo, feita com o barro ainda mole, ou mesmo pinturas.




Além da roda, os oleiros do Antigo e do Novo Testamento já usavam moldes de madeira, nos quais a argila era comprimida.

Mas não bastava pôr o objeto de barro para secar à temperatura ambiente. Ele precisava ir ao forno. Literalmente assado, o minério reage ao calor e torna-se mais coeso, resistente a fogo e água. Um objeto desses, se não for devidamente queimado, pode tanto se dissolver se molhado, ou quebrar facilmente, mesmo com pequenos choques. Até hoje, grandes indústrias que trabalham com cerâmica (louças para banheiros, revestimentos ou mesmo travessas e formas) utilizam fornos mais modernos para temperar (dar mais resistência) o material.

Tradição e modernidade

A despeito das grandes indústrias, a cerâmica artesanal ainda é bastante apreciada, tanto para uso do dia a dia quanto para decoração de interiores e exteriores. No Brasil, além da famosa cerâmica marajoara, produzida pelos índios no Norte, as paneleiras de Goiabeiras, em Vitória, capital do Espírito Santo, produzem as famosas panelas de barro, em que é feita a tradicional moqueca capixaba (foto ao lado). Esculpidos sem o uso da roda, os recipientes recebem uma tintura à base de uma planta dos mangues locais, que dá a característica cor escura e resistência, para depois serem queimados diretamente sobre as brasas de grandes fogueiras. O conhecido empadão goiano também ainda é servido em potes de barro, além da brasileira feijoada nas famosas cumbucas. Quem já provou um prato típico feito em panelas de barro e provou a mesma receita feita em panelas comuns de metal sabe bem a diferença, que evidencia a sabedoria dos artífices dos tempos bíblicos.



Vidas “quebradas” e recuperadas

Além da utilidade prática, observando atentamente o trabalho do oleiro o profeta Jeremias tirou um dos trechos mais conhecidos da Bíblia, o que começa esse texto. Um objeto de barro se estraga ainda na roda, o mesmo pedaço de argila pode ser remoldado, tornando-se novamente algo rico em forma e capaz de guardar um precioso conteúdo. Tal como uma pessoa, que mesmo “quebrada” pelas circunstâncias da vida e por escolhas erradas, torna-se nova criatura pelas mãos de Deus quando se submete realmente a Ele.

segunda-feira, 26 de março de 2012

Cuidado com o jeitinho...


Não só isso, mas também nos gloriamos nas tribulações, porque sabemos que a tribulação produz perseverança; a perseverança, um caráter aprovado; e o caráter aprovado, esperança. Romanos 5:3-4

Embora intelectualmente saibamos melhor, há algo no ser humano que continua nos fazendo vítimas do velho “jeitinho”. Sempre aparecem novos trambiquieros empresariais para ludibriar e roubar os incautos. E quando for atrás deles encontra-se apenas uma casa abandonada no endereço que deixaram.

A obsessão atual com peso e aparência nos fazem especialmente suscetíveis às maravilhas dos produtos que prometem saúde sem esforço e perda de peso sem suor. Uma empresa ganhou muito dinheiro vendendo seus tênis “anti-celulite”. Outro promove estímulo muscular elétrico e água “especial” para perder peso. As pessoas adoram pensar que acharam um modo fácil de chegar às sua metas.

Os médicos e cientistas confirmam que uma dieta saudável e exercícios constantes são a melhor maneira de manter o peso ideal. Um requer autodisciplina, e o outro – esforço. Quem quer pagar esses preços quando há uma alternativa que dispensa a disciplina e o suor? Quem não é tentado pelo famoso jeitinho?

Em outros contextos, é a pessoa que se engana ao pensar que ela pode continuar bebendo depois de ser flagrado dirigindo alcoolizado ou perder o emprego por causa da bebida. É aquela que se convence que um “flerte inocente” no escritório não significa nada. São os pais que recusam levar a sério as infrações legais de um filho. É a família tentando conseguir tudo o que quer com cartões de crédito em vez de poupar para comprar. É aquele que não admite sua responsabilidade e recusa se desculpar por ter traído uma confiança.

Quer saber a razão de muitos aconselhamentos não funcionarem para casamentos em conflito? É porque o casal descobre áreas do relacionamento que requerem um esforço concentrado durante um bom tempo. Mas as pessoas imaturas e egoístas preferem o jeitinho.

Quer saber porque tantas empresas vão à ruína? Levaria esforço demais por um período prolongado para corrigir os problemas, substituir as pessoas incompetentes, e penetrar mercados novos. Faltando o jeitinho, vem a falência.

Quer saber porque grandes igrejas morrem? Alguém é persuadido que espiritualidade é um programa novo ou um esquema fácil, no lugar do longo processo de produzir fruto pela presença suave do ESPÍRITO SANTO. Aí, os membros pulam de congregação em congregação. Um das virtudes que recebe pouca atenção estes dias é a perseverança. Não é teimosia. Não é ser “cabeça dura” e inflexível. É a perseverança ao longo do tempo na busca de uma meta nobre que vale a pena.

É interessante para mim que a Bíblia coloca a perseverança como o passo necessário entre a tribulação e o caráter (Romanos 5:3-4). Não há nenhum atalho entre um e o outro. Para as coisas que realmente importam, não existe jeitinho.

DEUS abençoe.
Pr. Raphael.

quinta-feira, 22 de março de 2012

O que significa "honrar pai e mãe"?

Honrar seu pai e mãe estimá-los e respeitá-los através de palavras e ações que surgem de uma atitude interior, em razão da posição que eles ocupam.

Honrar em grego significa: reverenciar, estimar e valorizar.
Honrar é dar respeito não apenas pelo mérito, mas pela posição. Por exemplo, algumas pessoas podem não concordar com as decisões de seu presidente, mas ainda devem respeitar sua posição como líder de seu país. Semelhantemente, filhos de todas as idades devem honrar seus pais, quer seus pais mereçam ou não.
DEUS nos adverte a honrar nossos pais. Ele tanto valoriza honrar aos pais que incluiu esse princípio nos 10 mandamentos (Êxodo 20:12) e novamente no Novo Testamento. Veja: "vós, filhos, sede obedientes a vossos pais no Senhor, porque isto é justo. Honra a teu pai e a tua mãe, que é o primeiro mandamento com promessa, para que te vá bem, e vivas muito tempo sobre a terra" (Efésios 6:1-3).
Durante a época do Velho Testamento, falar mal contra os pais ou rebelar-se contra as suas instruções resultava em punição capital (Êxodo 21:15-17; Mateus 15:14)! Enquanto aqueles que honram seus pais são abençoados (Jeremias 35:18-19).
E nesse assunto, #seliga, porque uma característica daqueles com uma mente corrompida e daqueles que não agradam a DEUS nos últimos dias é desobediência aos pais (Romanos 1:30; 2 Timóteo 3:2).
Salomão, o homem mais sábio que já existiu, encorajou os filhos a respeitarem seus pais (Provérbios 1:8; 13:1; 30:17).
Apesar de que talvez não estejamos mais sob a autoridade de nossos pais, não podemos ignorar o comando de DEUS para honrá-los, pois até JESUS, DEUS FILHO, submeteu-se aos seus pais terrenos e ao seu Pai Celestial (Mateus 26:39; Lucas 2:51). 
E, ao seguir o exemplo de CRISTO, como cristãos devemos tratar nossos pais da mesma forma reverencial com a qual nos aproximaríamos de nosso Pai Celestial (Hebreus 12:9; Malaquias 1:6).
É bem claro que somos comandados a honrar nossos pais, mas como?
1. Honre-os tanto com suas ações como com suas attitudes (Marcos 7:6).
2. Honre os desejos de seus pais, tanto os que eles já expressaram quando os que não expressaram verbalmente. O filho sábio ouve a correção do pai, mas o escarnecedor não ouve a repreensão (Provérbios 13:1).

Em Mateus 15:3-9, JESUS relembrou os fariseus do comando de DEUS de honrar seu pai e sua mãe. Eles estavam obedecendo à letra da Lei, mas tinham adicionado as suas próprias tradições, as quais em essência rejeitavam o comando de honrar os pais. Enquanto honravam seus pais em palavras, suas ações provavam o verdadeiro motivo do seu coração.
Honrar é mais do que da boca pra fora. A palavra honra nessa passagem é um verbo, e, como tal, exige uma escolha/ação correta.
Honrar traz consigo a ideia de dar glória a alguém. Em 1 Coríntios 10:31 vemos que qualquer coisa que façamos deve ser feito para a glória de DEUS. Devemos procurar honrar nossos pais da mesma forma que cristãos tentam trazer glória a DEUS – em nossos pensamentos, palavras e ações.
A palavra grega hypakouo significa obedecer, escutar, prestar atenção. Para uma criança pequena, obedecer aos pais vai lado a lado com honrá-los. Isso inclui escutar, prestar atenção e submeter-se à sua autoridade. Depois que a criança cresce, a obediência que aprenderam ainda pequenos vai ajudá-los a honrar outras autoridades, tais como o governo, a polícia e seus chefes.
E firmes no objetivo de honrar nossos pais devemos ficar atentos para não imitar os que não honram a DEUS (Ezequiel 20:18-19).
O que devemos fazer se nossos pais nos pedem para fazer algo errado? Neste caso, devemos obedecer a DEUS, e não aos homens (Atos 5:28).
O mandamento de honrar os pais é o único mandamento com uma promessa: "para que te vá bem" (Efésios 6:3).

Honra gera honra!

DEUS não vai honrar aqueles que não obedecem a seu comando de honrar seus pais.
Se desejamos agradar a Deus e sermos abençoados, devemos honrar nossos pais.

Honrar não é fácil, não é sempre divertido, e com certeza não é possível apenas com nossas próprias forças. No entanto, honra é um caminho certo para o nosso propósito de vida: glorificar a DEUS: "vós, filhos, obedecei em tudo a vossos pais, porque isto é agradável aO SENHOR" (Colossenses 3:20).

quarta-feira, 21 de março de 2012

Kay Warren: The Tabernacle Will Change Your Life


What’s the Tabernacle, you say?

It’s an intricate tent that GOD instructed Moses to build during the Old Testament days.

What does a super old tent have to do with me here in the 21st century, you wonder? It has everything to do with you.

“When you understand the truths of the Tabernacle,” says Kay Warren, “suddenly the entire New Testament is opened up to you in a whole new way.”

The Tabernacle was a place that GOD designed, and instructed Moses to build. The tent was created out of GOD’s desire to draw close to His people and it was in the tent where He met them. And though the story of the Tabernacle resides in the Old Testament, it casts an important shadow on the New Testament and on JESUS himself.

“The New Testament assumes you understand the Tabernacle,” says Kay. “Almost the entire book of Hebrews is based on the Tabernacle.” Kay explains that, as you study the Tabernacle, you begin to realize that it has incredible significance for your faith.

“I promise you this: by learning about the Tabernacle, it will change the way that you relate to GOD. I’m really careful about overpromising, but I’m not overpromising on this. It will change your walk with GOD.”

terça-feira, 13 de março de 2012

TRANSEI, E AGORA?


Autor: Silmar Coelho

Olhares se cruzam; a pequena chama está acesa. A conversa, a princípio inocente, vai dando lugar as carícias. O desejo, quase incontrolável, afogueia o corpo dos apaixonados. Agora, o segurar das mãos não é o bastante. Os abraços são seguidos de beijos longos e apaixonados. Como a intimidade não tem volta, ela é cada vez mais crescente, dominadora, exigindo mais, abrindo as portas do “jardim fechado”, revelando sensações adormecidas, até acontecer o que parece inevitável. Eles se entregam um ao outro. Os dois seres são arrastados pela torrente irrefreável do prazer.

Eles chegaram a um ponto que parece impossível de voltar. Na verdade, neste momento, eles não querem voltar. Eles não pensam em nada a não ser neste momento. Possuídos pelo desejo, eles consumam o ato. De repente tudo acaba, eles voltam a realidade. Sobressaltados, eles nem sabem o que fazer. E agora?

Eles se ajeitam o melhor que podem. Sem conseguirem se encarar, eles correm para casa e se trancam no banheiro. Num banho demorado, ela tenta lavar o que não poder ser limpo com água. Não há como negar que o que sentiram foi algo extraordinário. Mas, se o que eles fizeram foi tão maravilhoso, porque um sentimento estranho e incomodo desassossega os amantes? Porque dentro deles uma pequena voz importuna a consciência? Porque, como Adão e Eva, eles também desejam se esconder? Porque é tão difícil encarar os pais no outro dia? Porque aquilo que foi tão lindo, agora parece tão feio?

Os namorados se evitam. Eles sabem que se ficarem a sós por uns minutos tudo vai acontecer outra vez. Depois da primeira vez exercitar domínio próprio é dificílimo. Muitas opções inquietam o dia seguinte. O que fazer? Continuar transando? Alguém pode descobrir e ainda tem o risco de gravidez. Terminar o namoro? Nem pensar, eles se amam! Casar como? Eles ainda têm a faculdade. Contar para os pais? Qual vai ser a reação deles? De jeito nenhum, os pais são uns quadrados; eles nunca vão entender. Procurar um amigo? Onde encontrar este amigo que vai manter o segredo e que tem uma palavra salvadora? Confessar ao pastor? E se ele levar o fato ao conhecimento da igreja? E se ele simplesmente excluí-los da igreja? Aí todo mundo vai ficar sabendo.

Seus argumentos são válidos e bem colocados. No entanto, dentro deles o desassossego permanece. Uma culpa crescente destrói-lhes a paz. Uma tristeza profunda aborrece os momentos que antes eram felizes. Um silêncio irritante os faz ouvir seus próprios pensamentos. E agora?

A decisão a ser tomada vai depender do quanto você está comprometido com Deus. Para quem vive sem Deus é muito normal transar. Eles simplesmente transam e pronto. A filosofia deles é: “viva e deixe viver”. Estas pessoas afirmam categoricamente. Nada é ruim se é bom para mim mesmo. Se engravidar faz um aborto e pronto. E daí se os pais descobrirem? Se der certo casamos, se não separamos! Minha consciência de nada me acusa! Não temos nenhuma satisfação a dar a sociedade! Cada um cuide da sua vida!
Não dou o direito de ninguém se meter onde não é chamado!

Outras pessoas já conhecem a Deus, mas mesmo assim ainda não permitem que Deus controle todas as áreas de sua vida. Embora estas pessoas queiram fazer o que é certo, elas ainda continuam a fazer o que lhes agrada e domina. Elas procuram ter um relacionamento com Deus, mas elas vivem em altos e baixos. Conseguem não transar por algum tempo.

Procuram a ajuda de Deus com veemência. Por alguns dias, elas conseguem vencer até caírem na mesma falta. As constantes quedas produzem cristãos fracos, raquíticos, anêmicos, com uma auto-estima doentia. Das duas uma, eles se conformam e continuam vivendo este tipo de vida ou se tornam hipócritas e aparentam viver aquilo que no fundo não vivem. Paralelamente a pública e supostamente santa vida cristã, eles vivem uma vida ambígua, deformada, e muitas vezes intolerante com o pecado os outros. Eles pecam, vivem como se não pecassem, e condenam os que pecam.

Existem aqueles que sinceramente querem andar com Deus. Por mais que eles tenham milhares de argumentos válidos para se autojustificarem, eles reconhecem que pecado é pecado. Eles não são nem mais nem menos pecadores que todos os outros. A diferença é que estes não querem permanecer no pecado. Para eles o pecado é um acidente de percurso. Eles pecam porque são pecadores, mas eles não sentem prazer no pecado. Eles reconhecem que só existe uma maneira de lidar com o pecado.

Transar todos querem! Que transar é bom ninguém tem dúvida! O que fazer depois? Eis a grande questão. Tudo vai depender de você. A atitude que você toma no dia seguinte é fundamental. É esta atitude que vai determinar o seu futuro e felicidade. Você pode simplesmente tapar a voz da consciência, usando para isto a muita ocupação, a diversão, os vícios, e desculpas esfarrapadas, ou até mesmo com uma nova transa. Entretanto, este modo de agir produzirá angústia e tormento. Somente uma atitude honesta, sincera, e responsável vai conduzir você a verdadeira felicidade.

Não tenham pressa. Seu maravilhoso e sublime momento de amor vai chegar. Esperem pela hora e pessoa certa. Não maculem seu futuro, carregando vida afora as marcas dos fantasmas do passado. Quando chegar o esperado momento, vocês descobrirão que ao invés de apenas transar, vocês estarão realmente fazendo amor, numa entrega por inteiro, sem traumas ou culpas, em completa e doce paz, casados e plenamente realizados.

Deus abençoe!

quinta-feira, 8 de março de 2012

A mentira

Introdução

O comportamento estruturado em bases sadias se aprende no lar na escola e na sociedade. Mas é o lar o ponto de partida.

De forma genérica os pais se preocupam quando o seu filho diz mentira.

É normal que as crianças de quatro a cinco anos pelo processo psicológico de fantasia se divertem ouvindo e inventando histórias, confundindo a realidade com a fantasia.

A criança com mais idade pode mentir para se isentar de culpas. Quando são descobertos em vez de serem castigados compete aos pais mostrar-lhe a importância da verdade, da honradez e da confiança que necessitam adquirir na vida falando a verdade

Alguns adolescentes descobrem que as mentiras podem ser aceitas em algumas ocasiões e considera-las aceitáveis, como por exemplo, não dizer a razão correta e verdadeira de ter faltado às aulas porque estava com diarréia.Teme que o fato poderia trazer por parte dos colegas e professores motivos para zombarias Outros adolescentes mentem para proteger sua privacidade ou para sentir-se psicologicamente independentes de seus pais como por exemplo, negando que saíram de madrugada com os seus amigos

Quando a mentira pode indicar problemas emocionais

Algumas crianças, sabendo da diferença entre a verdade e a mentira, elaboram historias que parecem verdadeiras. Estas crianças e adolescentes relatam historias com grande entusiasmo, já que são ouvidos com muita atenção embora falando mentira.

Outras crianças e adolescentes, que geralmente agem de forma responsável, podem cair no vício de começar a mentir repetidamente. Eles acreditam que dizer mentiras é a melhor maneira de satisfazer as perguntas de seus pais, professores e amigos Tais pessoas usualmente não estão procurando ser maldosos, porem por mentirem repetidamente se converte em vício.

Há entretanto crianças ou adolescentes que mentem para tirar proveito.

Alguns adolescentes mentem freqüentemente para ocultar problemas sérios como por exemplo quando consomem drogas ilegais ou álcool, ou irão mentir para ocultar onde têm estado, com quem andam, ou que estavam fazendo quando faltaram na escola, onde têm gastado dinheiro etc.

O que deve se fazer quando a criança mente?

Os pais são modelo de maior importância para os filhos. Quando a criança ou o adolescente mentem, os pais devem descobrir em tempo para falar seriamente com eles a respeito da diferença entre a fantasia e a realidade, a mentira e a verdade,

A importância da honestidade em casa

Quando a criança ou o adolescente desenvolve um comportamento usual de mentir, então necessita de ajuda profissional. Uma avaliação psicológica pode ajudar a criança e seus pais a entender o comportamento da criança com referência a mentira e pode também lhes dar orientações para o futuro

A mentira branca

As "palavras certas" no convívio com os outros são cada vez mais uma forma da mais pura mentira. Oculta-se o que não se deseja falar ou apresenta a verdade em doses reduzidas. Os americanos chamam essa "forma elaborada" de comunicação de "mentiras brancas". Aqueles que sempre dizem a verdade são infelizmente catalogados pelos mentirosos como ingênuos, e eles alegam que por não saberem "dourar a pílula" com mentirinhas, facilmente ganham inimigos.

O resultado das pesquisas sobre a mentira.

Calcula-se que uma mentira vem aos nossos lábios cerca de 200 vezes por dia, em média uma a cada 5 minutos. Começando por falsos elogios ("Você está com excelente aparência!") até mentiras descaradas ("Hoje eu não posso ir ao escritório, estou gripado") e o pior quando os pais mandam os filhos dizerem ("Diga que eu não estou em casa").

Há alguns anos ocupam-se com o mistério da mentira não apenas filósofos, mas também cientistas políticos e psicólogos.

Mentira e engano estão presentes em nossos genes, foram e serão os motores da evolução. Alguns biólogos presumem que o desenvolvimento do cérebro humano só foi possível por ter que lidar com enganos.

Nós adulamos, enganamos e sorrimos diariamente com olhar inocente para manter uma boa atmosfera ou para nos apresentar numa luz mais favorável.

Principalmente os cônjuges e familiares são enganados de maneira intensa. Eles são vítimas de dois terços de todas as mentiras graves segundo as análises de diários de pesquisadores da Universidade da Virgínia em Charlottesville.

Talento para enganar é sinal de inteligência dizem os hipócritas; um fator de sucesso, tão útil como perspicácia, intuição ou criatividade. "O sucesso profissional de um executivo depende em 80% da sua inteligência social", afirma Howard Gardner, psicólogo da Harvard School of Education. Também Peter Stiegnitz, um pesquisador da mentira em Viena (Áustria), pensa que os "carreiristas preferem trabalhar com jeito e charme ao invés de fazê-lo com aplicação e perseverança".

O objetivo da educação diplomática:

As crianças aprendem, desde cedo, que é melhor não dizer à sua antipática tia que acham nojento o seu beijo lambuzado.

A alegria dissimulada da mãe ao receber o presente de aniversário inútil, os doces escondidos furtivamente e a lei do silêncio sobre inconvenientes familiares são modelos e treinamento para as mentiras diárias no futuro da criança.

Quando as crianças compreendem a necessidade de mentir

As crianças compreendem a necessidade de mentir tanto mais cedo quanto mais inteligentes elas forem. Nos primeiros anos de vida elas não sabem distinguir fantasia da realidade. Quando então descobrem, como é possível lograr os outros, elas o fazem primeiramente em proveito próprio, a fim de evitar castigos ou para receber alguma recompensa.

Mais ou menos a partir dos sete anos de idade elas aprendem a diferenciar o pensamento verdadeiro do falso.

Durante a adolescência os jovens aprendem a distinguir com certa precisão se alguém está sendo sincero ou não

É lamentável como hoje em dia se lida levianamente com o conceito "mentira" ou com a própria mentira, havendo pesquisas e estudos sobre a mentira; na qual tenta-se explicá-la, achando que é, até mesmo uma "necessidade da vida" e, em última análise, como algo "bom" o que não é verdade.

A mentira consiste em rejeitar a verdade de Deus. Sobre os mentirosos está escrito: "Pois eles mudaram a verdade de Deus em mentira..." (Rm 1.25). Por isso a mentira se estende por toda a história da humanidade. sendo a culpada pelas crises e causa de muitos sofrimentos e de muitas lágrimas principalmente quando se projeta em forma de calúnia.

segunda-feira, 5 de março de 2012

Viver em oração

Existem muitas igrejas adormecidas e até mesmo adoecidas em nossa nação, ter uma vida próspera é mais importante para a maioria dos cristãos brasileiros do que ter uma vida de oração, infelizmente muitos cristãos só oram dentro da igreja, muitos só falam com Deus quando estão querendo alguma benção… Relacionar-se com Deus para boa parte dos evangélicos é barganhar.

Não é possível viver na presença de Deus sem ter uma vida de oração! Não estou estou falando de orações que exigem bençãos, cobram promessas… Estou falando de orações que tocam o coração de Deus, que adoram, que pedem pelos outros, que expressam a gratidão de servi-lo, que sejam não apenas com palavras soltas ou decoradas, mas que demonstrem as alegrias e aflições do coração daqueles que oram, orações que casem-se com práticas e atitudes diárias.

Orar é bem mais do que só pedir, é compartilhar planos com Deus, é sonhar junto com Deus os sonhos d’Ele para a nossa vida! Orar é algo muito além do que meramente falar palavras ao vento ou declarar um monólogo como muitos incrédulos pensam, orar é conversar com o próprio Deus com a certeza que Ele irá nos responder!

Para se ter uma vida de oração em primeiro lugar é preciso ter um coração humilde, coração que priorize a obediência ao invés do sucesso, porque quando deixamos que Deus realize a sua vontade soberana em nossas vidas precisamos aprender que por vezes passaremos por provações a aflições, e somente com um coração humilde o suficiente para obedecer a vontade soberana de Deus, confiaremos que Ele venceu o mundo e assim teremos bom ânimo!

Quando intercedemos por alguém, quando entregamos os nossos planos nas mãos de Deus ou quando simplesmente choramos em sua presença, podemos ter a certeza que Ele fará o melhor por nós, que Ele agirá de forma especial em cada uma das questões apresentadas. Deus sempre nos responde, o tempo de Deus é perfeito.

Precisamos de homens e mulheres com vida de oração, pois é por meio destes que Deus começa a avivar o seu povo, não haverá avivamento enquanto o povo não orar, não haverá cura enquanto não nos quebrantarmos diante do Senhor, não seremos libertos enquanto não nos comprometermos irreversivelmente com Deus!

Ter uma vida de oração é essencial para o crente! Se você ainda não tem uma vida de oração faça para si um desafio: Chame um ou dois amigos de fé e comece a orar com eles ao menos uma vez por semana, encontre-os somente com este propósito. Em pouco tempo você perceberá o quanto o seu relacionamento com Deus será enriquecido.

No começo tudo pode conspirar para que você não ore, você precisará ter disciplina, mas depois as barreiras irão se quebrando, e você estará orando não apenas uma ou duas vezes ao dia em momentos específicos, mas estará orando sem cessar!

O primeiro passo é sempre o mais difícil, mas seja perseverante, Deus vai começar a falar mais claramente contigo, e quanto mais você orar mais o Senhor irá se revelar a você, por fim, você perceberá que Deus esteve se revelando a você por toda a sua vida, mas agora você poderá o ver porque decidiu se dedicar a prestar atenção no seu mover.

Não pense que ter uma vida de oração é um fardo, porque não é. Ter uma vida de oração é desfrutar da maravilhosa presença de Deus não apenas realizando os seus sonhos, mas sonhando com Ele!

Deus espera que tenhamos uma vida de oração e que sejamos cheios da sua presença, você tem correspondido ao chamado de Deus?

O Escorpião

Um mestre do Oriente viu quando um escorpião estava se afogando e decidiu tirá-lo da água, mas quando o fez, o escorpião o picou. Pela reação de dor, o mestre o soltou e o animal caiu de novo na água e estava se afogando de novo. O mestre tentou tirá-lo novamente e novamente o animal o picou. Alguém que estava observando se aproximou do mestre e lhe disse:

— Desculpe-me, mas você é teimoso! Não entende que todas às vezes que tentar tirá-lo da água ele irá picá-lo?

O mestre respondeu:

— A natureza do escorpião é picar, e isto não vai mudar a minha, que é ajudar.
Então, com a ajuda de uma folha o mestre tirou o escorpião da água e salvou sua vida.

Não mude sua natureza se alguém te faz algum mal; apenas tome precauções. Alguns perseguem a felicidade, outros a criam. Preocupe-se mais com sua consciência do que com a sua reputação. Porque sua consciência é o que você é, e sua reputação é o que os outros pensam de você. E o que os outros pensam, não é problema nosso... é problema deles.

Cada um se vire sozinho!!!!

Nada como começar a semana refletindo... #mudesuamente

sábado, 3 de março de 2012

Aceitação

Portanto recebei-vos uns aos outros, como também Cristo nos recebeu, para glória de Deus.Rm 15:7

Hoje, neste exato momento, Deus te aceita como você é. Nem o hálito matinal, nem o pior penteado do dia nem mudanças loucas de humor intimidam o Senhor. Ele conhece tudo a seu respeito, até mesmo as coisas que você tem medo de contar às pessoa mais próxima. Não importa o que tenha dito ou feito, você pode confiar que Deus nunca te dará as costas ou se afastará de você. Quando nos aproximamos de Deus, Ele se aproxima de nós - e nunca vai embora.

Isso não significa que deus não se importa com as escolhas que você faz.
Se você realmente se importa com os seus amigos, você deseja que eles tenham uma vida feliz e saudável. E Deus faz a mesma coisa. Ele se importa com você de verdade, e te aceita como você é. Ele quer te ajudar a se tornar a pessoa incrível que Ele te criou para ser.

Saber que Deus te aceita pode te ajudar a aceitar os outros com mais facilidade. Se
Deus enxerga algo valioso em cada pessoa que você conhece, por que você não veria? você não precisa se tornar o melhor amigo de toda pessoa estranha que cruzar o seu caminho. mas, com a ajuda de Deus, você pode aprender a amar e aceitar as pessoas do jeito que elas são. Peça ajuda ao Senhor para aprender a amar aos outros como Ele ama você.

Desafio: Procure aceitar a si mesmo e aos outros.

1. Evite fazer julgamentos precipitados das pessoas com base apenas na aparência e no jeito de se vestirem.

2. Lembre-se que Deus encontra algo valioso em cada pessoa.

Fica a dica:

Pense em alguém que você conheça e que pareça ter dificuldades para enturmar-se. Aproxime-se dessa pessoa e tente conhecê-la melhor. Senta perto dela e combine de ir juntos para a igreja. Dê a essa pessoa o presente da aceitação e você perceberá que está fazendo um amigo especial!

quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Como típica youtubemaníaca, ontem eu estava fuçando no youtube e encontrei esse vídeo muito massa do Thiago Amaral.

E não é que o carinha, além de evangelista, é comediante?!!!


Fiquem com DEUS!!!
Fui.
;***

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Hoje eu amanheci romântica... Interessante que quando O SENHOR desperta esse sentimento, ele não depende das circunstâncias nem de outras pessoas, vc simplesmente acorda amando o mundo, as borboletas, as nuvenzinhas 3D, o barulho da buzina, hehehehe...

Então, quero dedicar o post de hoje a todas as moças da Igreja Batista Fonte de Vida em Águas Claras e a todas as moças que também fizeram aliança com O SENHOR e esperam por seu princípe real.

Essa oração é pra vocês. Beijos. Fiquem com DEUS!! Fui. 8***

Fonte: facebook da pastora Fabiana Marangoni

SENHOR,

muito obrigada por ter me concedido um presente tão especial em minha vida!

O rapaz que Tu me destes [ou me dará], DEUS, me faz muito feliz e completa o meu coração.

Sinto-me muito abençoada por tê-lo ao meu lado.

E te peço que isto nunca mude.

Obrigada por este amor tão forte que sinto em meu peito, e te agradeço por sentir que ele me ama igualmente. Somos felizes por termos um ao outro.

SENHOR, ajuda-nos nesta caminhada que é tão difícil. E nos ajuda a cada dia continuarmos fiéis a Ti.

Abençoa-nos com a Tua presença, com uma linda família, e que o teu Santo Nome seja sempre glorificado em nossa casa.

DEUS, supre todas as nossas necessidades, não nos deixando faltar o pão em nossa mesa.

Livra-nos, por faovr, de todo o mal e de toda a flecha inflamada do inimigo.

E que nada, SENHOR, possa apagar ou enfraquecer este amor que existe em nós.

Eu te amo, DEUS, e quero apresentar-te o meu noivado e o meu casamento para que TUDO seja conforme a tua vontade.

É o que eu te peço, ó DEUS, em O Nome de JESUS CRISTO, amém!


Fonte: www.essenciadedeus.musicblog.com.br

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Momento Fonte de Vida com o Pr. Nonato

Veja abaixo a gravação do programa MOMENTO FONTE DE VIDA com a participação do Pastor Nonato e do Pastor Raphael, transmitido em 24.02.2012, através do dial 99.7 FM.

O programa MOMENTO FONTE DE VIDA é transmitido de 2ª. a 6ª. feiras, das 7h30 (em ponto) às 8 horas da manhã.

Indo para o trabalho ou para a escola, ou mesmo em casa, comece seu dia com uma Palavra vinda diretamente da Fonte de Vida!

Compartilhe com sua família e seus amigos e deixe abaixo seu comentário!

Carta de DEUS pra você!

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

PARA DESCONTRAIR


DEIVID É O NOVO CONTRATADO DO VASCO!
Técnico declara: "Grande Zagueiro"
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

O que não é perdão?

No post passado aprendemos sobre o que "não é arrependimento". Hoje vamos aprender o que "não é perdão"?

Lembre-se que essas mensagens de jeito nenhum têm o objetivo de capacitar você a apontar os erros dos outros, mas sim, ao contrário, ajudá-lo a se arrepender verdadeiramente quando pecar, e a perdoar verdadeiramente quando for ferido por alguém.

Para que então sejamos encontrados livres de toda mancha, para o dia em que vier O nosso SENHOR JESUS CRISTO [1 Tessalonicenses 5:23b].

Fiquem com DEUS.
Fui. ;*

domingo, 19 de fevereiro de 2012

A renúncia


Esperei muitos anos para realizar este sonho.

Quando Isaac chegou, um raio de luz acendeu em nossa casa. Eu e Sara já não tínhamos tantas coisas para fazer. Coordenávamos os criados e cuidávamos das tendas, muitas pessoas dependiam de nós.

Olhávamos para as crianças dos nossos irmãos: correndo, brincando, abraçando seus pais. Pareciam tão felizes! Agora, temos o nosso filho, um herdeiro prometido por Deus, uma promessa que significa eternidade.

Sara ficou mais bonita com a gravidez, passou a se sentir mais segura, amada, andar de cabeça erguida, mesmo sob os olhares de pasmo, os risos de deboche os murmurinhos. Sabíamos que a chegada de Isaac era um testemunho do poder de Deus de quanto Ele nos amava e zelava por nós. 

Muitos já me viam como um escolhido, abençoado, e Isaac era a prova de que não existia impossibilidades para o meu Deus. Sim, homens e mulheres vieram nos ver e perguntar sobre o Deus que servíamos.

Isaac era agora a maior maravilha que tínhamos. O bem mais excelente. Ele era a minha herança. Andávamos juntos nos campos, ríamos, conversávamos. Isaac era o centro de minha vida. Sara não tinha ciúmes da nossa relação, ela até gostava. Sabia que eu estava feliz. Tão logo Isaac começou a entender as coisas, lhe falei sobre Deus. Contei-lhe sobre as estrelas. Repeti o que Deus tinha me falado: “Filho, podes contar as estrelas? Assim será tua descendência”. Fiz planos para Isaac. Nos entendíamos muito bem.

Algumas vezes cheguei a pensar que o lindo menino estava tomando o lugar de Deus, porque se antes ao acordar eu olhava para o céu em oração de gratidão, agora, eu olhava para Isaac, passava horas vendo-o dormir, apreciando sua beleza. Quando ele acordava, sentávamos juntos à mesa e por todo o dia Isaac era a minha diversão. Eu o amava com todas as minhas forças. Apesar da sensação de estar abandonando Deus, prossegui em minha adoração a criação e ignorei ao Criador. Afinal, bem ali estava o Seu presente para mim.

A cada dia que passava me sentia mais perto de Isaac e mais distante de Deus. Eu estava feliz e isto era o que importava. Deus entenderia minha distância. Ele sempre entendeu tudo. Mas certo dia, no meio da noite, ouvi a voz do Senhor. Fazia muito tempo que aquilo não acontecia. Ele veio como no principio de minha caminhada. Pediu-me algo que parecia impossível: "Sacrifica teu filho". Doeu muito, não consegui mais dormir. Acordei os criados e parti a Moriá. Os pensamentos eram de pesar. A situação estava remoendo minha alma.

Mas, era um momento de decisão: Deus estava a me provar, requerer de mim o bem mais precioso. Precisei escolher viver para Deus e morrer para o mundo. Por quase 80 km refleti sobre aquele pedido. Em silêncio, revivi em minha memória, cada Palavra de Deus para mim. Eu precisava daquilo porque percebi que as promessas estavam morrendo, que eu já não era servo do Altíssimo, mas pai de Isaac. Talvez, eu até nem estivesse sendo, marido da Sara. Era hora de mudar. Deus interveio na hora certa. As lágrimas escorriam em meu rosto, procurei disfarçar.

Na caminhada para o vale da morte, encontrei vida e renovei os votos com o Senhor. Tive mais uma vez a certeza de que Ele não me abandonaria. “Em Isaac será chamada a tua descendência" ecoava em meu ser [Gn 13:15, 16 e Hb 11:17: 18]. Subi o Moriá.

Enquanto Isaac nada entendia, meu coração se convertia. Minha vontade morria. A distância entre mim e Deus diminuía. Quando meu filho já no cume me pergunta: “Pai, onde está o cordeiro para o holocausto”? [Gn 22:7]. Respondo “Deus proverá”. Não era a vida de Isaac que estava no altar. Era a minha vida. Eu precisava compreender que não era o senhor do tempo, nem mestre de mim mesmo. Deus era o meu Senhor e deveria ocupar o centro de minha vida.
  • Alguma vez Deus já te pediu algo que pareceu impossível?
  • Alguma vez, a vontade de sua carne te promoveu satisfação e alegria, mas você se sentiu distante de Deus?
  • Existe algo que está sendo colocado como centro de sua vida, tomando o lugar de Deus?
Lembre-se, o caminho da salvação exige renúncia. Porta bem estreita. Não é só de flores, mas de espinhos.

O que você precisa levar ao Moriá? Não pense duas vezes, pegue a lenha e siga o caminho, acreditando que Deus proverá. Pode ser que doa muito, mas a recompensa virá.

sábado, 18 de fevereiro de 2012

Quem é Jesus Cristo?

Pergunta: "Quem é Jesus Cristo?"

Resposta: Diferentemente da pergunta “Deus existe?”, bem poucas pessoas perguntam se Jesus Cristo existiu ou não. Geralmente se aceita que Jesus foi de fato um homem que andou na terra, em Israel, há quase 2000 anos. O debate começa quando se analisa o assunto da completa identidade de Jesus. Quase todas as grandes religiões ensinam que Jesus foi um profeta, um bom mestre ou um homem piedoso. O problema é que a Bíblia nos diz que Jesus foi infinitamente mais do que um profeta, bom mestre ou homem piedoso.

C.S. Lewis, em seu livro Mero Cristianismo, escreve o seguinte: “Tento aqui impedir que alguém diga a grande tolice que sempre dizem sobre Ele [Jesus Cristo]: ‘Estou pronto a aceitar Jesus como um grande mestre em moral, mas não aceito sua afirmação em ser Deus.’ Isto é exatamente a única coisa que não devemos dizer. Um homem que foi simplesmente homem, dizendo o tipo de coisa que Jesus disse, não seria um grande mestre em moral. Poderia ser um lunático, no mesmo nível de um que afirma ser um ovo pochê, ou mais, poderia ser o próprio Demônio dos Infernos. Você decide. Ou este homem foi, e é, o Filho de Deus, ou é então um louco, ou coisa pior... Você pode achar que ele é tolo, pode cuspir nele ou matá-lo como um demônio; ou você pode cair a seus pés e chamá-lo Senhor e Deus. Mas não vamos vir com aquela bobagem de que ele foi um grande mestre aqui na terra. Ele não nos deixou esta opção em aberto. Ele não teve esta intenção.”

Então, quem Jesus afirmou ser? Segundo a Bíblia, quem foi? Primeiramente, vamos examinar as palavras de Jesus em João 10:30: “Eu e o Pai somos um.” Em um primeiro momento, pode não parecer uma afirmação em ser Deus. Entretanto, veja a reação dos judeus perante Sua afirmação: “Os judeus responderam, dizendo-lhe: Não te apedrejamos por alguma obra boa, mas pela blasfêmia; porque, sendo tu homem, te fazes Deus a ti mesmo” (João 10:33). Os judeus compreenderam o que Jesus havia dito como uma afirmação em ser Deus. Nos versículos seguintes, Jesus jamais corrige os judeus dizendo: “Não afirmei ser Deus”. Isto indica que Jesus realmente estava dizendo que era Deus ao declarar: "Eu e o Pai somos um” (João 10:30). Outro exemplo é João 8:58, onde Jesus declarou: “Disse-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vos digo que antes que Abraão existisse, eu sou.” Mais uma vez, em resposta, os judeus tomaram pedras para atirar em Jesus (João 8:59). Ao anunciar Sua identidade como “Eu sou”, Jesus fez uma aplicação direta do nome de Deus no Velho Testamento (Êxodo 3:14). Por que os judeus, mais uma vez, se levantariam para apedrejar Jesus se Ele não tivesse dito algo que creram ser uma blasfêmia, ou seja, uma auto-afirmação em ser Deus?

João 1:1 diz que “o Verbo era Deus”. João 1:14 diz que “o Verbo se fez carne”. Isto mostra claramente que Jesus é Deus em carne. Tomé, o discípulo, declarou a Jesus: “Senhor meu, e Deus meu! (João 20:28). Jesus não o corrige. O Apóstolo Paulo O descreve como: “...grande Deus e nosso Senhor Jesus Cristo” (Tito 2:13). O Apóstolo Pedro diz o mesmo: “...nosso Deus e Salvador Jesus Cristo” (II Pedro 1:1). Deus o Pai também é testemunha da completa identidade de Jesus: “Mas, do Filho, diz: Ó Deus, o teu trono subsiste pelos séculos dos séculos; Cetro de eqüidade é o cetro do teu reino” (Hebreus 1:8). No Velho Testamento, as profecias a respeito de Cristo anunciam sua divindade: “Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu, e o principado está sobre os seus ombros, e se chamará o seu nome: Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz” (Isaías 9:6).

Então, como argumentou C.S. Lewis, crer que Jesus foi um bom mestre não é opção. Jesus claramente e inegavelmente se auto-afirma Deus. Se Ele não é Deus, então mente, conseqüentemente não sendo também profeta, bom mestre ou homem piedoso. Tentando explicar as palavras de Jesus, “estudiosos” modernos afirmam que o “Jesus verdadeiramente histórico” não disse muitas das coisas a Ele atribuídas pela Bíblia. Quem somos nós para mergulharmos em discussões com a Palavra de Deus no tocante ao que Jesus disse ou não disse? Como pode um “estudioso” que está 2000 anos afastado de Jesus ter a percepção do que Jesus disse ou não, melhor do que aqueles que com o próprio Jesus viveram, serviram e aprenderam (João 14:26)?

Por que se faz tão importante a questão sobre a identidade verdadeira de Jesus? Por que importa se Jesus é ou não Deus? O motivo mais importante para que Jesus seja Deus é que se Ele não é Deus, Sua morte não teria sido suficiente para pagar a pena pelos pecados do mundo inteiro (I João 2:2). Somente Deus poderia pagar tamanho preço (Romanos 5:8; II Coríntios 5:21). Jesus tinha que ser Deus para que pudesse pagar nossa dívida. Jesus tinha que ser homem para que pudesse morrer. A Salvação está disponível somente através da fé em Jesus Cristo! A natureza divina de Jesus é o motivo pelo qual Ele é o único caminho para salvação. A divindade de Jesus é o porquê de ter proclamado: “Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim” (João 14:6).
Geração Benjamim - Paixão e Poder